O Dia Nacional da Imprensa é celebrado em 1º de junho, neste sábado. E para homenagear a data, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), lança o livro “A Imprensa Alagoana no Ocaso do Império”. A autoria é do professor e historiador Douglas Apratto Tenório.
A obra inédita é um apanhado de notícias recortadas de mais de 100 jornais e revistas que circulavam em Alagoas no período de 1878 a 1889, os últimos 12 anos que antecederam a queda do regime imperial e o nascimento da República Brasileira, focando no comportamento da imprensa frente à efervescência dos acontecimentos da época.
O estudo feito quase 50 anos atrás compôs a monografia de conclusão do curso de Mestrado do professor Douglas Apratto, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Nos jornais se encontram sutilezas e ideias que expressamos e o passado de uma comunidade. Momentos marcantes de um tempo e o entendimento de como pensava a sociedade, ou parte dela, naqueles tempos idos. Este livro é um reencontro com minha história e com o tempo que já se foi”, declara o autor.
Bibliografia
Os originais poderiam ter se transformado no primeiro dos mais de 30 livros que compõem a bibliografia do historiador Douglas Apratto. Mas sua publicação foi sendo protelada, trancou-se em gavetas, viajou em mudanças, perdeu-se da vista, mas não se perdeu no tempo, porque a história e o tempo se completam.
Os escritos amarelados foram reencontrados pelo olhar curioso do também escritor Cícero Péricles de Carvalho e devolvidos ao autor. Mas no caminho de volta, encontraram outro olhar igualmente atento, do jornalista Joaldo Cavalcante, secretário de Estado da Comunicação, que resolveu brindar o autor com a publicação do livro, numa homenagem do Estado à grande contribuição que o professor Douglas Apratto Tenório tem dado à história e à cultura de Alagoas.
O lançamento será no dia 03 de junho, às 8h30, no restaurante Casa de Mainha, no bairro histórico de Jaraguá.