A Polícia Militar de Alagoas (PMAL) passa a contar com um importante reforço no policiamento ostensivo: 923 policiais militares concluíram o Curso de Formação de Praças (CFP). A cerimônia de formatura aconteceu nesta segunda-feira (27) no Ginásio do Sesi, em Maceió.
O governador Paulo Dantas, acompanhado do comandante da PMAL, coronel Paulo Amorim; e do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva; parabenizou os novos soldados.
“Ver esses novos soldados se formarem e estarem prontos para servir é um testemunho do nosso compromisso com a segurança pública. Cada um desses homens e mulheres traz consigo a esperança de dias melhores e mais seguros para todos os alagoanos”, enfatizou Paulo Dantas.
Os 27 pelotões do CFP 2023 receberam suas insígnias, sendo 21 em Maceió e seis em Arapiraca, no 3º Batalhão. O curso, um dos mais completos já realizados pelo Governo de Alagoas, abrangeu 34 disciplinas curriculares, dentre as quais: Armamento, Munição e Tiro; Defesa Pessoal; Legislações; Libras; Treinamento Físico Militar; Gerenciamento de Crises; e Polícia Comunitária.
Foram aplicadas, ainda, cinco disciplinas extracurriculares e um estágio supervisionado que proporcionou aos alunos a primeira experiência em policiamento ostensivo.
O governador Paulo Dantas destacou a importância deste momento para a segurança do estado.
“Nos últimos anos, fomos o estado que mais investiu na Segurança Pública, o que tem refletido nos dados da violência mês a mês. É com o trabalho de homens e mulheres, que agora recebem o reforço de vocês, que vamos manter Alagoas como um estado seguro”, afirmou o governador.
Novos concursos
O secretário Saraiva afirmou que o Governo de Alagoas já trabalha para que novos concursos sejam realizados nos próximos meses, incluindo para policiais militares.
“Nos próximos meses será anunciado concurso para a Polícia Militar. Realizamos o maior investimento em segurança pública da história e os resultados apareceram. Já informo também que em janeiro inicia o curso de formação dos delegados aprovados no último certame”, disse.
O orador dos formandos, soldado Santos, fez um discurso vibrante.
“Nós superamos mais de 60 mil inscritos no concurso público. Foram barreiras e mais barreiras sendo quebradas ao longo desses mais de mil dias desde a primeira convocação até agora. Na plateia há aqueles que sofreram e vibraram conosco e essa é a energia que nos moveu até aqui e que vai nos mover para o resto de nossas vidas. Estamos prontos para enfrentar os desafios e honrar a farda que vestimos”, concluiu.