Maceió, AL

30°C
Clear sky

Em Bruxelas, Paulo Dantas defende preservação da caatinga

Governador de Alagoas defende ampliação de investimentos europeus para preservação do bioma característico do Nordeste
Bioma caatinga é característico de boa parte do território alagoano

O governador Paulo Dantas defendeu que a União Europeia (UE), que já apoia o bioma amazônico, estenda investimentos para financiar o bioma caatinga, característico da região nordestina, e importante no combate à desertificação.

Durante reunião em Bruxelas, Bélgica, Paulo Dantas reforçou aos integrantes da União Europeia a importância de um modelo sustentável economica e socialmente para a preservação da caatinga, muito comum no Sertão de Alagoas.

PUBLICIDADE


“Tenho certeza que estes momentos aqui com a União Europeia serão fundamentais para que o Governo de Alagoas crie alternativas para os países da Europa invistam em nosso país, em nossa região nordestina, invista em Alagoas, principalmente alcançando uma pauta ambiental relevante que é a preservação do bioma caatinga”, argumentou o governador, que integra a comitiva do Consórcio Nordeste.

Potencialidades econômicas

Os demais governadores apresentaram as potencialidades da região no que diz respeito à preservação ambiental e ainda em relação à geração de emprego e renda para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).

O Governo de Alagoas tem atuado na preservação da caatinga e no combate à desertificação com políticas públicas e normas para a proteção e conservação do bioma no Estado.

A Lei Estadual 8.955/2023, que trata da proteção ao bioma caatinga, busca aplicar regulamentações contra a exploração predatória de recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas.

O governo tem realizado trabalhos de conscientização ambiental, combate ao desmatamento e educação para o uso sustentável, além de estabelecer parcerias com instituições que lutam por sua preservação.

Energia renovável no Nordeste

A presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, reforçou que os estados nordestinos têm um papel de liderança no processo de transição energética e descarbonização.

“A nossa região está posicionada para exercer a liderança na descarbonização da economia global. Verificamos a emergência para produção do hidrogênio verde”, comentou.

Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, disse que o Brasil está com uma situação econômica exemplar e apta a captar investimentos.

“Somos o segundo país a receber mais investimentos estrangeiros, perdendo apenas para os Estados Unidos, já que a nossa economia está crescendo e a inflação apresenta baixos índices”, ressalta.

Consórcio NE na Europa

Integram a comitiva e governadora do RN, Fátima Bezerra; os governadores Paulo Dantas (AL), Jerônimo Rodrigues (BA), Elmano de Freitas (CE), Rafael Fonteles (PI); Fábio Mitidieri (SE), vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão.

Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria Especial da Governadora Raquel Lyra e Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.