Maceió, AL

30°C
Clear sky

De Coruripe a Maceió: Samu salva vida de gestante em pré-eclâmpsia

Ela foi foi internada na Maternidade Escola Santa Mônica e, conforme boletim médico, tem quadro de saúde estável
Mulher de 28 anos com pré-eclâmpsia foi levada para a Maternidade Escola Santa Mônica, especializada em assistência de alto risco (foto: Ascom Samu)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas salvou, nessa quinta-feira (9), a vida de uma gestante de 28 anos, que apresentou complicações clínicas, ao desenvolver uma intercorrência obstétrica denominada de pré-eclâmpsia.

Para isso, uma equipe de socorristas do órgão transportou a futura mamãe do município de Coruripe até Maceió, para interná-la na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), especializada na assistência a mulheres que apresentam gestação de alto risco.

PUBLICIDADE


Graças à agilidade e eficiência do Samu Alagoas, a vida da jovem gestante foi salva e, conforme o boletim médico da maternidade, seu estado de saúde é estável e ela passa bem.

Fizeram parte da equipe de transferência o médico Jack Emerson, a enfermeira Rayane Wanderley e o condutor socorrista Severino Firmino.

De acordo com o médico socorrista Jack Emerson, a paciente apresentou pré-eclâmpsia, que é uma das intercorrências obstétricas que requer uma atenção especial dos profissionais de saúde.

“O caso foi de urgência hipertensiva, com potencial de possível lesão de órgãos, como cérebro, rins e fígado. Por isso, a necessidade da transferência imediata para a Maternidade [Escola] Santa Mônica”, ressaltou.

Efetividade

A coordenadora geral da Central Maceió do Samu Alagoas, enfermeira Beatriz Santana, salientou que o socorro prestado à gestante de Coruripe é a prova da efetividade do serviço pré-hospitalar móvel.

“É motivo de orgulho e satisfação constatar que realizamos mais um atendimento com sucesso, graças ao empenho de toda nossa equipe. Nossos profissionais estão aptos para realizar qualquer atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, inclusive relacionado a situações obstétricas complexas, como foi o caso”, destacou.