Maceió, AL

30°C
Clear sky

Escolas incentivam apoio de pais ao hábito de leitura dos filhos

Estudantes de escolas públicas de Maceió levam semanalmente livros para leitura com os pais, em ambiente domiciliar
Estudante de escola pública lê livro previsto pelo projeto VaLer a Pena

O projeto VaLer a Pena, da Secretaria de Educação de Maceió, tem contribuído para o incentivo à leitura entre pais e seus filhos, em ambiente domiciliar.

A iniciativa muda a rotina de varias famílias com novos momentos de interação com os pequenos, que levam os livros para lerem em casa junto a seus pais.

PUBLICIDADE


No Centro Municipal de Educação Infantil São Sebastião, no Prado, o projeto desperta o prazer das crianças pelo mundo dos livros, envolvendo os pais com as histórias.

Hora da leitura é sagrada

Para Jaqueline dos Santos, mãe da Agnes Cristiany (2), a hora da leitura é sagrada. “Ter esse momento de leitura faz com que a gente tenha um momento gostoso de mãe e filha”, conta.

A filha desenvolveu um interesse muito grande pelos livros. “Ela pega as histórias que ganhou, senta com a irmã dela na cama e ficam lendo uma para a outra”, relatou

Além de conectar as crianças aos seus familiares, os momentos de leitura contribuem formação das crianças. A leitura contribui para ampliar vocabulário também.

Maleta com livros

Para promover o projeto “VaLER a Pena”, as escolas realizam as “Festas Literárias” com atividades como contação de histórias, oficinas de pintura, desenho e modelagem.

Além disso, cada criança de cada turma leva semanalmente uma maleta com um livro que elas receberam para um momento de interação com suas famílias através da leitura.