Miguel de Souza, de oito anos, aluno do 3º ano na Escola Municipal Luiza Suruagy, no Ouro Preto, foi um dos contemplados com o projeto Samu nas Escolas, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O Samu é muito importante para a população e este evento em nossa escola foi muito importante, porque se algum colega levar uma queda ou desmaiar, eu agora sei como ajudar”, destacou.
Diversos estudantes foram envolvidos em atividades relacionadas aos primeiros socorros, com destaque para orientações sobre como socorrer vítimas de queda, engasgo, desmaio e queimaduras.
A equipe do Samu nas Escolas também conscientizou os alunos sobre os males causados pelos trotes, que podem impedir o socorro a usuários que realmente estejam necessitando de assistência.
Para a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, o Projeto Samu nas Escolas tem uma ação fundamental na disseminação das informações que ajudam a salvar vidas.
“Por meio dele, as crianças e adolescentes absorvem e multiplicam essas informações sobre os primeiros socorros”, salientou.
Entenda o projeto
O Samu nas Escolas ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horários, e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Samu.
Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com a iniciativa, bastando apenas enviar um ofício para o Serviço Social do Samu, através do e-mail [email protected]
A agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas para este semestre já foi preenchida, mas a escola interessada em recebê-lo pode agendar para o segundo semestre deste ano.
No ofício é necessário informar a idade dos alunos, o nome completo da escola, especificando se é do Ensino Fundamental ou Médio.