O Governo de Alagoas contemplou 50 alunos da rede estadual de ensino com bagagem, itens e recursos essenciais para vivenciarem durante quatro semanas, na Inglaterra, o inédito programa de intercâmbio “Daqui Pra o Mundo”. A viagem dos estudantes será no dia 16 de maio.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a ação tem investimentos do Tesouro Estadual na ordem de R$ 2,2 milhões. O governador Paulo Dantas anunciou ainda dois novos programas educacionais, durante a entrega dos kits, no Palácio República dos Palmares, nessa quinta-feira (18).
Ele definiu o programa como um marco da educação no estado e também um instrumento de transformação cultural, através da conexão internacional.
“Esse lançamento materializa o Daqui Pra o Mundo, que surgiu com o objetivo de democratizar ainda mais a educação e romper fronteiras, dando oportunidades a estudantes de escolas públicas de todas as regiões de Alagoas para conhecerem a cultura e a língua inglesa”, destacou.
Novas escolas
O governador anunciou também o lançamento do “Escola do Coração”, que prevê a construção de 56 novas escolas estaduais e deverá ser apresentado no dia 30 de abril, durante a vinda do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso.
O outro é o “Alfabetiza Alagoas”, que destinará R$ 1,2 mil em auxílio para os professores realizarem busca ativa de jovens e adultos. A meta é matricular 16 mil alunos.
A secretária Roseane Vasconcelos (Seduc) destacou o ineditismo do programa no ensino público do Estado e ressaltou que a iniciativa é totalmente custeada pelo Tesouro.
“Gostaria também de informar aos pais dos alunos que todos eles serão acompanhados por monitores, bem como terão chips de celular de estarem conectados com os pais. Além disso, uma comitiva do Governo do Estado, onde estarei presente com o governador, também estará junto aos estudantes na Inglaterra”, disse.
Representando os 50 alunos, Amon Venrderley, da Escola Estadual Moreira e Silva, agradeceu a oportunidade proporcionada pelo Governo do Estado para que os alunos tenham experiência de ter duas línguas.
“Alguém que é fluente em inglês, recebe em média 65% a 90% a mais do que alguém que não é. Essa iniciativa do Governo de Alagoas em democratizar o acesso ao inglês, nos proporcionando grandes conhecimentos e grandes oportunidades para toda a nossa vida”, disse.
Segunda etapa
Na segunda etapa do programa, a perspectiva é de que cerca de 100 alunos sejam contemplados com o intercâmbio, idealizado pelo governador e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022.
O Daqui Pro Mundo tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes do ensino médio com experiência internacionais, estimulando-os a aprenderem uma segunda língua.
Além disso, a iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil, proporcionando experiências para o crescimento na vida, sociedade e mercado de trabalho.