Maceió vai sediar, entre os dias 10, 11 e 12 de abril, o VIII Congresso Brasileiro de Equoterapia. O evento científico, considerado o maior do país sobre o tema, incluirá o Simpósio sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Fórum Militar dos Centros de Equoterapia.
O Congresso é promovido pela Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-BRASIL). Com temática voltada para a “Qualidade de Vida dos praticantes e das suas famílias”, o evento acontecerá no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá.
Serão três dias de atividades com a contribuição científica de pesquisadores e especialistas nos assuntos abordados. Eles apresentarão, por exemplo, um panorama desde a gestão de centros de atendimentos até os benefícios e avanços da prática equoterápica no processo de reabilitação.
O presidente da Ande-Brasil, Jorge Dornelles Passamani, destacou a satisfação em realizar o evento em Maceió.
“Fazer este congresso acontecer é sempre muito desafiador e satisfatório, porque trazemos um tema ainda pouco disseminado na sociedade, como a equoterapia, mas que é extremamente relevante no processo de reabilitação da pessoa com deficiência. Além disto, realizar este evento em Maceió, que teve o Centro de Equoterapia da Associação Pestalozzi reinaugurado há menos de um mês, torna o congresso aqui ainda mais especial”, destacou Passamani.
A equoterapia é um método de reabilitação que utiliza o cavalo em abordagens interdisciplinares nas áreas da saúde, educação e equitação com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.