Não faça bullying. Faça amigos. Eis o título de uma cartilha criada pela Escola Municipal Doutor Baltazar de Mendonça, no bairro do Jacintinho, em Maceió.
O objetivo do produto didático é desnaturalizar o Bullying, instruindo a comunidade escolar didaticamente sobre a prática e discutindo o seu enfrentamento.
Na cartilha, as crianças entendem o que é o Bullying, como ele acontece e como identificá-lo, através de leituras dinâmicas com imagens e jogos pedagógicos.
Distribuição do material
O material será distribuído para toda a comunidade escolar, para que os pais também tenham acesso às informações, informou a Prefeitura de Maceió.
“Nossos alunos e suas famílias vão ter material para identificar e lidar com situações de agressão. o combate ao Bullying começa dentro de casa”, lembrou psicopedagoga Verônica Barboza.
O manual é mais um passo para proteger as crianças de bullying e preconceito, destaca Thamara Santiago, mãe da aluna Israelle Santiago, que passou por uma situação de racismo.
“As crianças vão levar pra casa, os pais vão ver e também vão entender como lidar com essas situações. O combate ao bullying é feito também em família”, declarou.
Combate ao Bullying
Neste domingo, 7 de abril, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Bullying, criado em 2016 com o objetivo de conscientizar e prevenir todos os tipos de desrespeito e abuso no ambiente escolar.