O Livro de Ocorrências Virtual (LOV), sistema de registro das ocorrências registradas no ambiente escolar, vai ser lançado em abril pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc).
O objetivo da ferramenta é fortalecer a estratégia de prevenção à violência nas escolas da rede estadual de ensino, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
A plataforma integra o observatório de segurança instituído em 2023, quando de ameaças de ataques às escolas, e conta com a contribuição da sociedade civil e de instituições como o MPE.
Com base nas informações sobre cada ocorrência, incluindo a prática de bullying, as secretarias vão desenvolver ações integradas, mobilizando todas as forças de segurança.
Orientação aos gestores escolares
“Criamos uma plataforma simples e intuitiva, facilitando a orientação junto aos gestores escolares sobre como preencher o livro de ocorrências”, explica tenente-coronel PM Iran Rego.
O oficial da PM reforça ainda que essa “articulação vai se somar às iniciativas que a segurança pública já executa, como o programa educacional de resistência às drogas (Proerd)”.
O LOV vai permitir não somente o monitoramento em tempo real, com vistas à prevenção, mas também a intervenção, in loco, sempre que preciso.
Casos notificados em cada região
“Nossos agentes vão atuar considerando, entre outros fatores, a mancha criminal que traduz a incidência dos casos notificados na região em que a escola está inserida”, avisa o oficial.
Um grupo de segurança vai se reunir a cada dois meses para fazer apontamentos, recepcionar demandas dos gestores escolares e, havendo necessidade, traçar novas estratégias de prevenção e combate à violência.