Já pensou em ter a imponência do Farol da Ponta Verde bem na sala de casa? E toda a beleza da Praia do Patacho enchendo de cores o escritório? E a imensidão do rio São Francisco fluindo pelas paredes do corredor? Pois pare de imaginar e se transporte para os quadros de dois fotógrafos alagoanos: Lucas Meneses, 24 anos, e Thiago Sampaio, 43. Eles decidiram investir no mercado da Fotografia Fine Art e já captam bons negócios.
“O mercado Fine Art está crescendo mais do que nunca nos últimos anos. Vou fazer três anos que estou nesse meio e sempre quero poder ver o brilho e a felicidade dos clientes em ver as obras instaladas na parede”, revela Lucas Meneses, que é publicitário.
O jovem fotógrafo alagoano conta que o clique inicial que disparou o interesse dele pelo mercado da fotografia Fine Art veio através do Instagram, meio que despretensiosamente, onde postava suas fotografias de paisagens alagoanas. Pelo direct (canal de troca de mensagens) uma seguidora fez elogios a uma fotografia e disse que queria aquele quadro na parede da casa dela.
“Na época eu era totalmente leigo sobre o assunto, mas achei interessante e fui pesquisar mais. Descobri o mundo das decorações de quadros com fotos de paisagens. A partir disso, fui aprender melhores técnicas de enquadramento e edição. Aprendi a ter mais olhar nos mínimos detalhes e trouxe um novo olhar sob a minha perspectiva de Alagoas”.
Com Thiago Sampaio a história foi mais ou menos parecida. Como trabalha em assessoria de imprensa como repórter fotográfico, o jornalista sempre está com o pé na estrada e, nas horas vagas, costumava captar as paisagens alagoanas, do sertão ao litoral.
Também pelo Instagram, onde postava essas fotos, potenciais clientes começaram a interagir e a perguntar se aquelas “pinturas” estavam à venda.
“Eu publicava no meu Instagram como hobby! Só que algumas pessoas começaram a perguntar se eu não tinha o interesse de vender. Isso me deixou intrigado e confesso que no início não levei muito a sério”.
A clientela é variada, vai de profissionais liberais a servidores públicos. Há também encomendas feitas pela rede hoteleira para decoração. “Em 2021, fiz para o Hotel Verano, do grupo Tropicallis, cerca de 173 quadros de paisagens alagoanas. Foi o maior número de quadros que fiz em uma série”, revela Lucas Meneses.
O médico Renato Vasconcelos, 32, é um dos clientes satisfeitos com o trabalho do fotógrafo alagoano, que conheceu através do Instagram
“Terminei há pouco uma reforma no apartamento e para finalizar gostaria de colocar obras de artistas da terra. Queria trazer Maceió para dentro de casa, então o trabalho dele cumpre bastante esse papel. Estou muito satisfeito com a obra, que traz a beleza da minha cidade e traz cor para o meu lar, captado com a sensibilidade do artista”, elogia o médico.
Processo criativo
A imensidão do mar e a aridez do sertão são as paisagens que Thiago Sampaio mais gosta de fotografar. O processo criativo dele começa estudando o local a ser clicado.
“Sempre busco mostrar a essência do que vejo em determinado lugar, a luz que vejo! Cada fotógrafo tem a sua luz. Quero sempre transportar a pessoa que esteja vendo um quadro meu. Se tiver mar envolvido, olho a tabela da maré e procuro ver o lugar antes. Olho também a hora em que o sol nascerá e vai se pôr. Geralmente, trabalho mentalmente o que quero fazer ali. Existe muito de observar primeiro, olhar a luz e depois entro quase que em transe”, conta.
“Busco mostrar exatamente o meu olhar. Eu olho, já vejo um quadro naquele momento e faço a foto, o resto é deixar para o cliente escolher a melhor opção e colocar na parede”, pontua Lucas Meneses, que tem predileção pelo Farol da Ponta Verde.
“Com toda certeza já vendi muitos quadros com o nosso cartão-postal estampado nas obras. Também amo muito a Costas dos Corais, aquela região é especial demais e merece sempre ser fotografada”, acrescenta.
Por meio de programas específicos de edição, tanto Lucas como Thiago fazem projeções dos quadros encomendados nos ambientes em que seus clientes desejam instalá-los.
“Primeiro de tudo peço ao cliente mandar uma foto do ambiente dele e, em seguida, pergunto qual foto ele gostaria de ter. Dependendo do ambiente e da escolha, faço uma seleção e digo as melhores opções. Temos que levar em conta, principalmente, o gosto e desejo do cliente pela fotografia”, diz Lucas Meneses.
“Uma parede sem quadro é uma parede sem vida!”, finaliza Thiago Sampaio.
Serviço
- Lucas Meneses
Instragam: @lucasmenesesphoto
- Thiago Sampaio
Contato: 82 -99610-9677
Instagram: @thiagosampaioarte