O serviço de transfusão de sangue do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) já contabiliza 4.412 transfusões, em três anos de funcionamento.
As coletas de sangue são realizadas em uma unidade – Agência Transfusional – que funciona em prédio anexo ao equipamento de saúde, em Maceió
De acordo com o coordenador da agência, hematologista Manoel Correia, as transfusões são realizadas após as provas de compatibilidade sanguínea.
Transfusões de plaquetas e plasma
A partir daí o paciente recebe, conforme prescrição médica, transfusões de plaquetas, plasma e concentrado de hemácias.
A Agência Transfusional é responsável pelo processo de captação, armazenamento e gerenciamento dos produtos hemoterápicos utilizados.
Por meio dela, é administrada a estocagem de bolsas de sangue e hemocomponentes, sua reserva de uso para pacientes e a distribuição final, quando a transfusão é realizada.
Profissionais capacitados
“A agência está permanentemente preocupada em desenvolver ações de capacitação para os profissionais envolvidos no processo transfusional”, ressaltou o hematologista.
Para garantir a qualidade, a Agência segue rigoroso controle interno dos reagentes e hemocomponentes, além de participar do controle de qualidade externo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O objetivo é garantir o suprimento de sangue seguro aos receptores atendidos e manter os registros, com total rastreabilidade dos hemocomponentes”, afirmou Filipe Fernandes, diretor do HMA.