Artesãos de várias partes do estado participaram, nesta terça-feira (19), do Festival Alagoas Feita à Mão. O evento foi realizado no Sítio Varrelinha, bairro São Jorge, em Maceió.
Os profissionais foram homenageados pelo Dia do Artesão, celebrado em 19 de Março, data em que também se comemora o Dia de São José, padroeiro da categoria.
O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi). Aproximadamente 250 artesãos se confraternizaram ao som da banda do Ronda no Bairro e do Fandango do Pontal da Barra, comandado pelo mestre Vavá do Pontal.
“Estamos todos muito felizes em poder nos apresentarmos nessa festa que homenageia os artesãos alagoanos. É um prazer também trazer nossa arte com o fandango”, destacou o mestre.
A mestra ceramista Irinéia Rosa Nunes da Silva – do povoado Muquém, em União dos Palmares, – foi uma das participantes.
A secretária Caroline Balbino reafirmou o compromisso do Governo do Estado e da Serfi em seguir fortalecendo o artesanato em Alagoas.
“Mudamos o formato do Festival Alagoas Feita à Mão justamente para atender a um pedido de vocês, artesãos, que queiram algo assim, um momento de congraçamento, reencontro de alguns e lazer”, destacou.
Criado em 2015, o programa Alagoas Feita à Mão é uma iniciativa que tem contribuído decisivamente para elevar a qualidade do artesanato local. Atualmente, estão inscritos 17 mil artesãos alagoanos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro do Governo Federal.
Números
De acordo com o Sebrae, o artesanato movimenta no Brasil cerca de R$ 100 bilhões por ano, o que representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, com mais de 8,5 milhões de profissionais espalhados por todos os estados.