Com a temática “Destravando Limites”, Maceió sediará, nos dias 16 e 17 de março, o Simpósio de Síndrome de Down (SIMPODOWN). O evento acontecerá no Auditório da Justiça Federal de Alagoas e contará com nomes nacionais de referência sobre o assunto.
Partindo do princípio do protagonismo das pessoas com deficiência, serão debatidas as novidades, oportunidades e conquistas que envolvem esta condição genética. O SIMPODOWN é uma iniciativa do Amor 21.
De acordo com a instituição, o objetivo principal é conectar familiares, cuidadores, profissionais e estudantes sobre a importância da saúde, educação, convívio social, autonomia, inclusão e garantia de direitos.
Os oito palestrantes vão compartilhar com o público as informações mais atualizadas acerca da Síndrome de Down, de forma simples, clara e objetiva.
Referências
O Simpósio contará com nomes nacionais de referência, como Claudia Mara – criadora do método ABACADA, que auxilia na aprendizagem de pessoas com deficiências intelectuais.
Neide Calazans abordará os comportamentos desafiadores. Já o magistrado federal Antônio José Araújo debaterá os direitos da pessoa com deficiência.
As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas através deste link.
A organização informa que o evento é gratuito para os beneficiários do Bolsa Família, que tenham filhos com Síndrome de Down, além de oferecer desconto para quem recebe o BPC.
“Essa foi a forma que encontramos de também trazer conhecimento para as pessoas mais carentes e que são as que mais precisam de informação. Muitas vezes, elas nem sequer sabem do tratamento gratuito oferecido pelo SUS”, disse a presidente do Amor 21, Neyla Sabino.