Em 2016, Mércia Silva recebia o diagnóstico que mudaria a vida dela e do filho, o pequeno Thiago, à época com dois anos de idade. Ele foi identificado pelos médicos com autismo.
Mércia precisava de tempo para se dedicar ao tratamento do filho. E ela não pensou duas vezes: deixou o trabalho com carteira assinada, como vendedora de uma loja, para cuidar integralmente de Thiago.
“Quando eu vi aquele relatório de 40 horas semanais de terapia, tive de abrir mão do meu trabalho, da CLT, e da minha vida pessoal”, recorda.
Nas salas de espera para consultas e terapias, Mércia percebeu que havia tempo para interagir com as outras mamães. E por que não oferecer produtos? Nascia, então, a loja Sonho Meu, voltada à venda de roupas infantis.
“Essa mudança foi um grande desafio, porque eu nunca empreendi. Passar 40 horas semanais dentro de uma clínica, era muito difícil para conciliar com o meu trabalho de vendedora. Mas com essa transição eu consigo, hoje, cuidar do meu filho e também trabalhar como empreendedora. O empreender pra mim, na verdade, foi um recomeço para ajudar meu filho no tratamento e também na renda de casa”, relata.
Além das vendas diretas, ela montou uma loja física, que gerencia, e uma virtual, pelo Instagram.
“Devido às horas de terapia, não consigo ficar na loja física em tempo integral. Sábado e domingo fico presencialmente e, durante a semana, participo de eventos e, também, com a malinha, visito os clientes em casa, nas terapias, nos arredores”, conta Mércia, que também é mãe de Lucas, 17; e Miguel, de 1 ano de idade.
Thiago vem evoluindo com as terapias. Ele, inclusive, já auxilia a mamãe como “garoto propaganda” da loja online, em alguns vídeos postados no Instagram. “Meu filho é o meu propósito. Estou aqui por ele”.
Sebrae Delas
Mércia é uma das 10 empreendedoras que participam da Feira de Negócios do Sebrae Delas, aberta na segunda (4) e que segue até a próxima sexta (8), Dia Internacional da Mulher.
A exposição acontece no Shopping Farol, em Maceió. Aberta ao público, é promovida pelo Sebrae Alagoas, por meio do programa Sebrae Delas.
Foram convidadas empreendedoras com negócios em diversas frentes, como a venda de lingerie, bijuterias e acessórios, vestuário em geral e artesanato.
Tia e sobrinha, Fátima e Giselly Ferreira, da Carpe Diem Do – Biojoias Artesanais, ressaltam que o Sebrae Delas cria grandes oportunidades para as microempreendedoras como elas.
“O programa nos deu a primeira oportunidade de expor em uma feira de verdade para que a gente pudesse sentir e ser enxergada como negócio”, destaca Giselly.
“A gente tem a oportunidade de, num ambiente como esse, expor as nossas peças, cada uma no seu nicho, para poder mostrar a comunidade como a mulher alagoana trabalha e como a gente empreende aqui em Maceió”, completa Fátima.
A empreendedora Andreane Késia é dona da loja online Laura’s, que trabalha com roupas infantis femininas. Ela está há cerca de um ano no programa Sebrae Delas e destaca a importância da feira para as empreendedoras.
“A feira tem sido muito importante não só para mim, mas para todas as mulheres que estão expondo aqui. Todas são empreendedoras, a maioria mães. A maior parte tem loja online, assim como eu. Então a feira é de extrema importância porque é uma grande oportunidade de expor, mostrar os nossos produtos, mostrar com o que a gente trabalha para o público”, avalia Késia.
Serviço
O quê: Feira de Negócios do Sebrae Delas
Onde: Shopping Farol, Maceió, até 08/03/2024
Lojas participantes: