O Instituto Mandaver anunciou que vai ampliar os eixos de atuação e o número de famílias acolhidas pelo projeto, por meio de novas parcerias. Em 2023, a entidade beneficiou mais de 600 crianças da comunidade do bairro Vergel do Lago, em Maceió, com cursos profissionalizantes, promoção de esporte, lazer e cultura.
De acordo com a presidente do Mandaver, Lisania Pereira, a chegada de novos conselheiros na instituição reafirma a credibilidade e o compromisso do Mandaver com o futuro e o desenvolvimento de crianças e jovens que vivem as margens da lagoa Mundaú.
“Como manda o estatuto do Mandaver, demos posse ao novo conselho da instituição e prestamos contas de todas as ações do Mandaver desde 2018. Nossa gestão é pautada na transparência e responsabilidade social”, destacou Lisania Pereira.
Para ocupar o tempo da criançada, a instituição oferta oficinas de ballet, futebol, jiu-jitsu, coral, pintura, percussão, ukulele e basquete. Já no trabalho de fomento ao desenvolvimento profissional da comunidade e famílias, o Mandaver mantém parcerias com outras instituições como o Sesc, capacitando e encaminhando os atendidos para o mercado de trabalho.
Banco Laguna
Outro destaque no desenvolvimento econômico da comunidade é o premiado Banco Laguna.
“O Banco Laguna atua em três frentes de desenvolvimento social e econômica da comunidade e já é um sucesso. Trabalhamos o empreendedorismo com a concessão de microcrédito, trabalhamos o protagonismo feminino nas famílias e o fomento a moeda local, o Sururote, sem esquecer do compromisso social com o bem-estar da população com a distribuição de cestas básicas e auxílio gás de cozinha”, explicou a diretora presidente do Mandaver.
Novos projetos
Buscando o desenvolvimento e a dignidade das famílias do Vergel do Lago, a instituição informa que está captando recursos para aumentar a oferta de cursos profissionalizantes. É o programa Mãos à Obra, que vai ofertar cursos de pintura de parede e alvenaria.
Ainda em 2024, o Mandaver informa que vai ampliar a oferta do curso de culinária, financiado pela lei Paulo Gustavo, que promove o desenvolvimento da cultura, esporte e qualificação profissional e geração de renda.