Maceió, AL

30°C
Clear sky

Apícola inova e lança cápsulas de própolis vermelha de Alagoas

Elas podem ser consumidas como um suplemento de liberação controlada, garantindo ao corpo a absorção de seus bioativos de maneira lenta e gradual
Em cápsulas, o suplemento fica mais fácil de ser transportado e guardado pelos consumidores (foto: Ascom Fapeal)

A Apícola Fernão Velho, sediada em Maceió, inovou ao lançar no mercado a FernãoTec, cápsulas de Própolis Vermelha de Alagoas. Em pó, elas podem ser consumidas como um suplemento de liberação controlada, garantindo ao corpo a absorção de seus bioativos de maneira lenta e gradual.

Outra vantagem da nova apresentação do produto é que o álcool foi retirado da composição, eliminando o sabor marcante. Em cápsulas, o suplemento fica mais fácil de ser transportado e guardado pelos consumidores.

PUBLICIDADE


O produto exclusivo é originário dos manguezais de Alagoas e passa por processos de pesquisa científica e inovação tecnológica para chegar até o público. Vários estudos científicos apontam sua capacidades cicatrizante, anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana devido a sua composição única de quatro isoflavonóides bioativos.

“Mantemos esse foco o tempo todo, com uma preparação contínua. Nos preparamos para ter sorte”, disse o engenheiro agrônomo Mário Calheiros, sócio-presidente da empresa que, desde 2011, concorre aos editais lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Editais

Com os recursos do PAPPE Inovação, em 2012, a empresa começou a desenvolver sua tecnologia e fazer o primeiro depósito de patentes. Hoje, já tem oito em curso por meio de parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em 2014, no Tecnova 1, foram feitas análises para comprovar a composição química exclusiva da Própolis Vermelha de Alagoas e a constância da concentração das substâncias, apesar das pequenas mudanças sazonais ocasionadas pela vegetação disponível para alimentação das abelhas.

Em 2018, através do PPG Empresa, a Apícola Fernão Velho, em parceria com pesquisadores da área da saúde do Centro Universitário Cesmac, verificou a potencialidade da Própolis Vermelha de Alagoas para o tratamento de pacientes com câncer de boca.

Em 2020, com o apoio do Tecnova 2, a empresa desenvolveu a tecnologia de Própolis Vermelha de Alagoas em nanoemcapsulados. A Própolis Vermelha de Alagoas é umas das 16 variedades identificadas até agora em todo o mundo, e a única no planeta que dispõe de indicação geográfica, do tipo indicação de origem.

A Fernão Velho distribui o produto para todo o país, através de loja on-line, e encontra-se prospectando parceiros internacionais. A empresa trabalha a dimensão sustentável da apicultura com pequenos produtores de mel de 22 municípios alagoanos, de Piaçabuçu à Maragogi. Na outra ponta da cadeia, está a parceria com os cientistas.