Até o final do ano, a expectativa é que o Banco do Nordeste (BNB) destine R$ 24 milhões em microcrédito para até 2.400 micro empreendedores dos municípios do Vale do Paraíba. Nesta quarta (21), a instituição inaugura posto de atendimento em Viçosa, “capital” desta região.
A unidade também contemplará os microempreendedores de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Marimbondo, Paulo Jacinto e Pindoba. Objetivo da iniciativa é a expansão da atuação no segmento de microfinanças em Alagoas, avisa o superintendente Sidnei Reis.
“A iniciativa contempla tanto os trabalhadores de pequenos negócios no meio urbano, muitos ainda na informalidade, como os agricultores familiares, a partir de metodologia específica que preza pela orientação para a aplicação do crédito”, destaca o Sidinei Reis.
Ele reforça que, por meio do crediamigo, o microempreendedor tem acesso ao crédito do BNB de modo simplificado, sem consulta aos sistemas de restrição cadastral e sem a necessidade de garantia real para o financiamento. A garantia é dada pelo aval solidário.
Com a inauguração em Viçosa, o Crediamigo passa a ter 20 pontos de atendimento no estado. “Nossa meta é mais que dobrar a atuação do Crediamigo e pretendemos implantar outros postos de atendimento em Alagoas”, afirma o gerente estadual do programa, Heberth Sousa.
Outra opção para a região é o AgroAmigo, destinado a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa também amplia atuação no estado , por meio dos postos de Maragogi e de Arapiraca, avisa o BNB.