Alagoas registrou em 2024 o Carnaval mais seguro da série histórica, com redução de 37,50% do número de crimes violentos letais intencionais (CVLI). Como nos últimos três anos, também não houve nenhum registro de feminicídio em todo o estado.
Os dados positivos da Segurança Pública no período carnavalesco foram apresentados nesta quinta-feira (15), durante entrevista coletiva concedida pelo governador Paulo Dantas e todos os gestores da área, no Palácio República dos Palmares.
“No Carnaval de 2024, nós tivemos o melhor resultado comparando com todos os outros carnavais que foram aferidos pela série histórica, desde 2012. O segundo melhor ano foi o ano de 2023”, destacou Paulo Dantas.
Ele atribuiu os bons resultados da Segurança Pública a todos os gestores e, em especial, a todos servidores que atuaram para garantir a vida dos cidadãos alagoanos.
“Nós prometemos ao povo de Alagoas, na eleição de 2022, que nada ia parar, que nós íamos promover uma gestão com proximidade, com transparência, buscando fazer concurso público, inovando, trazendo ciência, tecnologia, fazendo com que o povo de Alagoas tenha um estado totalmente pacificado e capaz de atrair novos investimentos”, enfatizou o governador Paulo Dantas.
O govenador ressaltou que os indicadores da Segurança Pública vêm melhorando mês a mês, graças ao combate efetivo à criminalidade.
“Isso requer uma dedicação, um foco, uma disciplina extraordinária e é isso que as mulheres e os homens da área da Segurança Pública estão fazendo”, enfatizou.
Dados
O secretário-executivo de Gestão Interna da Secretaria de Segurança Pública, delegado José Carlos André dos Santos, apresentou os dados do Carnaval 2024, que compreende o período das 18 horas de sexta-feira (9) às 12 horas do dia 14 (Quarta-Feira de Cinzas).
Em 2024, foram registrados 10 crimes violentos letais intencionais, uma redução de 37,50% em relação ao ano anterior.
“Em 2023, nós já tínhamos tido o carnaval mais seguro da série histórica – foram 16 crimes violentos letais intencionais. Nesse ano, houve uma redução maior ainda, 37,50%, nesse período”, afirmou José Carlos.
Em relação ao roubo de veículos, houve uma ocorrência a mais do que em 2023. No ano passado, foram cinco roubos de veículos, contra seis este ano. Em relação a motos, houve quatro ocorrências a mais, 13 em 2023, e 17 em 2024.
“Em Maceió nós também tivemos uma queda de roubo a transeuntes, com o registro de 46 ocorrências em 2023, e 29 este ano, uma redução de quase 37%. Em relação a roubo a transeuntes em coletivos, foi zerado em 2023, também foi zerado em 2024”, informou o secretário executivo da SSP.
“Nenhum cidadão maceioense ou alagoano ou turista que esteve na capital sofreu um crime de roubo dentro de algum transporte coletivo”, completou.