A estudante Luana Moisés Ferreira, da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, em Arapiraca, representa Alagoas no programa Jovens Embaixadores. Nesta segunda (15), ela viajou para intercâmbio nos Estados Unidos.
“Vale muito a pena participar do Jovens Embaixadores, que possibilita imersão gratuita, onde você ficará 24 horas em contato com a língua inglesa. Eu estou realizando um sonho de infância e sem nenhum custo”, afirmou Luana.
Lunana, que se destacou pelo desempenho escolar e pelo domínio do inglês, ficará três semanas na cidade de Kalamaoo, no estado do Michigan. Seu intercâmbio será 100% custeado pelo governo dos Estados Unidos.
Nove mil inscritos
O programa teve nove mil inscritos em todo o Brasil e Luana obteve o segundo melhor desempenho dentre os 46 jovens selecionados como embaixadores pela embaixada norte-americana.
Nestes primeiros dias, os estudantes serão recepcionados pela equipe da embaixada americana em São Paulo, onde receberão as últimas instruções antes da viagem para os Estados Unidos, na sexta-feira (19).
O grupo segue inicialmente para a capital Washington DC e, depois, cada estudante vai para uma cidade americana. Luana ficará na cidade de Kalamazoo, lar da indústria automotiva americana.
Animada para frio e neve
“Estou animada para passar frio e ver a neve”, brinca Luana, que, além das suas próprias roupas de frio, receberá um kit especialmente cedido pela Embaixada dos EUA para enfrentar o rigoroso inverno norte-americano.
“Minhas expectativas são enormes. Quero melhorar meu inglês, mas também quero mostrar a eles o que é Alagoas, o Nordeste, a nossa cultura. Também fico feliz de poder conhecer os outros embaixadores”, afirmou.
Sua mãe, Gisleide Moisés, foi até o aeroporto com a filha. “Moramos em um povoado que fica a 15 minutos da área urbana de Arapiraca. Meus filhos são estudiosos e de comportamento exemplar”, disse.
Oportunidades
O gerente especial de Execução de Programas e Projetos da Rede Estadual, Leandro Lima, lembrou que a participação no programa trará muitas oportunidades para Luana.
“Enquanto Seduc, estamos orgulhosos da conquista da Luana, que disputou esta vaga com mais de nove mil estudantes de todo o Brasil e foi a segunda melhor colocada na seleção”, aponta.