Maceió, AL

30°C
Clear sky

Sorriso de Plantão recebe menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça

Projeto de extensão desenvolve suas atividades há 21 anos nos hospitais de Maceió
Orientador do projeto, professor Claudio Soriano dedicou a conquista a todos que integram ou já fizeram parte do Sorriso de Plantão (foto: Ascom Ufal)

O Projeto Sorriso de Plantão recebeu menção honrosa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na categoria Universidade por suas atividades desenvolvidas em hospitais de Maceió. A solenidade ocorreu na sede do CNJ, em Brasília.

A cerimônia, ocorrida na segunda-feira (11), contou com a participação do orientador do projeto, professor Claudio Soriano, que dedicou a conquista a todos que integram ou já fizeram parte do Sorriso de Plantão.

PUBLICIDADE


“Receber este reconhecimento de âmbito nacional, como o Prioridade Absoluta, reforça ainda mais a importância de atividades terapêuticas, como a presença dos palhaços de hospitais, no processo de cura de pacientes clínicos e oncológicos, tanto na saúde física quanto no bem-estar emocional”, declarou o docente da Faculdade de Medicina (Famed) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Sobre a premiação

A premiação tem como objetivo reconhecer projetos e ações que promovem atividades voltadas à valorização do respeito às crianças, adolescentes e jovens, com a prioridade absoluta determinada na Constituição Federal e nas leis como o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Marco Legal da Primeira Infância.

Ao todo, são oito categorias reconhecidas por suas atividades desenvolvidas: tribunais, magistratura, órgãos do Sistema de Justiça, Poderes Executivo e Legislativo, sociedade civil organizada, empresas e universidades.

Sobre o projeto

O projeto de extensão Sorriso de Plantão desenvolve suas atividades há 21 anos nos hospitais de Maceió: Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Escola Dr. Hélvio de Farias Auto (HEHA), Oncologia Pediátrica da Santa Casa, Hospital da Criança e Hospital Metropolitano.

Inicialmente voltado para estudantes da área de saúde da Ufal, o projeto gradualmente abriu suas portas para alunos de diversas graduações e expandindo-se para outras faculdades.

Essa expansão reflete a visão de que o trabalho desenvolvido se baseia na solidariedade, algo independente da profissão que se exerce.

Pioneiro no campo de Promoção à Saúde na Atenção Terciária em Alagoas, o projeto está inserido na rede nacional de palhaços de hospital e já participou no grupo de pesquisa da Federação Europeia de Palhaços de Hospital (EFCHO), se mantendo sempre em atualização continuada e permanente.

Além disso, o Sorriso de Plantão tornou-se uma referência significativa para a Universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em revistas de alto impacto, influenciando, também, trabalhos de conclusão de curso, residências, mestrados e doutorados.