Arte, sensibilidade e autenticidade. Essas são as propostas da Bambu Fotografia, empresa fundada em outubro de 2022 por Amanda Bambu e que passou a contar, a partir de março deste ano, com contribuições de Dani Calheiros, duas mulheres que trazem para a fotografia de casamento uma abordagem leve e personalizada.
O trabalho desenvolvido por elas se destaca pela capacidade de capturar a essência das vivências dos casais de forma singular.
A trajetória de Amanda na fotografia artística se estende por 9 anos, com passagens marcantes como professora de cursos no SESC e atuação na direção da fotografia do filme alagoano “Não Existe Almoço Grátis”.
Sua arte foi exposta em prestigiadas galerias de arte, como Satellite Project Space e London-Otaro, e sua obra selecionada para o Acervo do Banco do Nordeste. Para ela, a fotografia é mais do que uma profissão, é uma filosofia de vida, um olhar revolucionário, documental e poético sobre o mundo.
Por sua vez, Dani Calheiros traz para a Bambu Fotografia um olhar crítico para questões políticas e sociais, aliado a uma sensibilidade única para os detalhes. Desde sua chegada, em março de 2023, ela tem proporcionado à equipe um olhar gentil, poético e sereno sobre os casamentos que registram.
“A ideia é levar um outro olhar para o mercado de casamento em Alagoas, um olhar artístico e poético”, afirma Amanda.
“Construir narrativas sobre histórias de amor é desafiador, porque cada história é particular, somos presença e escuta, e cada casal fotografado pela Bambu Fotografia é contemplado por esse olhar/atendimento humanizado”, completa a fotógrafa.
De acordo com elas, a Bambu Fotografia busca oferecer um atendimento humanizado e um olhar poético e artístico para cada evento.
“Cada casal é um universo em expansão, e a equipe se dedica a capturar não apenas as imagens, mas as emoções e os sutis afetos que permeiam essas histórias de amor”, destacam.
Mercado
Neste primeiro ano de trajetória, a Bambu Fotografia enfrentou desafios significativos, desde a compreensão do mercado até a busca pela consolidação de uma estética única.
Elas explicam que a empresa gosta de fotografar de forma fluida, poética e documental, criando registros margeados pela arte dentro dos casamentos. Além disso, o investimento em equipamentos e formação constante tem sido uma prioridade para manter a qualidade que os clientes merecem, ressaltam.
“Adentramos nas histórias, poetizando os sutis afetos, desde uma lágrima tímida escorregando na face do pai que acabou de casar a filha, até crianças inquietas correndo dentro e fora do local da cerimônia. Levei pouco tempo para entender o quanto o casamento é um sonho profundo para algumas pessoas, e nós, enquanto fotógrafas, assumimos o compromisso de retratar de forma honesta tudo que foi vivido ali, afinal de contas o que fica do casamento além da memória, são as fotografias”, relata a fundadora.
O processo de produção dos trabalhos começa com a busca por conhecer a história e os gostos de cada casal. Amanda e Dani ressaltam que a equipe valoriza a autenticidade e respeita os limites de cada pessoa, buscando retratar as histórias da forma mais fiel possível.
Durante a cerimônia e a recepção, o foco está nas emoções, documentando os verdadeiros sentimentos vividos no momento. O trabalho pode ser conferido em www.bambufotografia.com.br.