Maceió, AL

30°C
Clear sky

SAMU capacita estudantes sobre primeiros socorros, em Maceió

2,5 mil alunos de 20 escolas já foram beneficiadas pelo projeto, que tem apoio de acadêmicos de medicina
Laura Vitória, de 9 anos, foi socorrista do SAMU por uma dia: muita alegria

Quando soube que vestiria o macacão de socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Laura Vitoria Barbosa, de 9 anos, não escondeu sua felicidade.

“Fiquei tão feliz! Eu quero ser do Samu quando crescer. Aprendi tanto. Agora sei como desengasgar uma pessoa”, ressaltou a estudante da Escola Municipal Marcos Soriano.

PUBLICIDADE


Além da Laura, outros 2.500 estudantes já foram beneficiados com o projeto SAMU nas Escolas, cuja finalidade é compartilhar conhecimentos sobre primeiro socorros.

Vinte escolas beneficiadas

A iniciativa, que já beneficiou 20 unidades escolares em 2023, objetiva ainda conscientizar sobre os prejuízos que os trotes causam à assistência rápida e eficiente.

Por meio da qual, Maria Alice Borba, estudante de Medicina da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal), dá a sua relevante contribuição aos estudantes.

“Lidar com o público infantil é gratificante. Eles serão a sociedade no futuro. Saber que, de alguma forma, participei da educação deles é uma sensação tremenda”, frisou.

Acadêmicos capacitados pelo SAMU

Os acadêmicos são capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió e repassam o conhecimento adquirido aos estudantes.

“O projeto recebe ainda alunos de Enfermagem e Serviço Social. É uma rede que culmina em conhecimento para salvar vidas”, destacou a assistente social Liege Batista.

Os interessados em receber o projeto Samu nas Escolas devem entrar em contato com a Central Maceió, pelo e-mail [email protected]

Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a ação.