Quando soube que vestiria o macacão de socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Laura Vitoria Barbosa, de 9 anos, não escondeu sua felicidade.
“Fiquei tão feliz! Eu quero ser do Samu quando crescer. Aprendi tanto. Agora sei como desengasgar uma pessoa”, ressaltou a estudante da Escola Municipal Marcos Soriano.
Além da Laura, outros 2.500 estudantes já foram beneficiados com o projeto SAMU nas Escolas, cuja finalidade é compartilhar conhecimentos sobre primeiro socorros.
Vinte escolas beneficiadas
A iniciativa, que já beneficiou 20 unidades escolares em 2023, objetiva ainda conscientizar sobre os prejuízos que os trotes causam à assistência rápida e eficiente.
Por meio da qual, Maria Alice Borba, estudante de Medicina da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal), dá a sua relevante contribuição aos estudantes.
“Lidar com o público infantil é gratificante. Eles serão a sociedade no futuro. Saber que, de alguma forma, participei da educação deles é uma sensação tremenda”, frisou.
Acadêmicos capacitados pelo SAMU
Os acadêmicos são capacitados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió e repassam o conhecimento adquirido aos estudantes.
“O projeto recebe ainda alunos de Enfermagem e Serviço Social. É uma rede que culmina em conhecimento para salvar vidas”, destacou a assistente social Liege Batista.
Os interessados em receber o projeto Samu nas Escolas devem entrar em contato com a Central Maceió, pelo e-mail [email protected]
Qualquer escola, seja da rede pública ou privada, pode solicitar a ação.