Começa, neste sábado (25), a 2ª edição do Festival de Velas de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. O evento segue até a próxima quarta-feira (29), na Praia de Burgalhau, e deve reunir cerca de 200 velejadores de cinco países: Brasil, Argentina, Itália, Portugal e Espanha.
Organizado pela Associação de Windsurf de Alagoas (AWA), a competição terá oito modalidades: Windsurf, IQFoil, Fórmula Windsurf, Raceaboard, WingFoil, Fórmula Foil, Fórmula Experience e Slalom.
“Vamos transformar este festival no maior evento da vela no Brasil”, afirma Ricardo Conde, membro da ABWS.
Ele revela que, nesta edição, o evento recebe uma regata que saíra de Recife (PE) até Maragogi, na bela região da Costa dos Corais.
“No que se refere a grandes nomes do esporte, teremos o multicampeão Steve Allen, o tricampeão mundial de RSX, Ricardo Winick – o Bimba; o velejador olímpico brasileiro Mateus Isaac, o campeão português de FW Vasco Chaveca e o campeão português de IQFoil, Miguel Martinho, que vão estar na água”, cita.
Segundo os organizadores, Maragogi foi escolhido para receber mais uma vez a competição por possuir uma topografia plana e o oceano aberto, proporcionando boas condições para o vento soprar sem obstáculos, favorecendo a prática esportiva.
Apoio
O evento conta com o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Prefeitura de Maragogi e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur). A expectativa é de que o Festival movimente cerca de R$ 5 milhões, beneficiando principalmente o setor hoteleiro.
“O Costa dos Corais Convention apoia este importante evento pela sua relevância no cenário esportivo, pela imagem positiva que os atletas nacionais e internacionais levam de Maragogi. Trata-se de um festival organizado por uma equipe obstinada a fazer um evento melhor a cada edição”, destaca a presidente executiva do CCC&VB, Ana Carvalho.
O Festival de Velas de Maragogi também contará com uma programação cultural especial. No sábado (25) acontece o Torneio de Tirador de Coco. Haverá premiação de R$ 1 mil para o vencedor.
A disputa começa a partir das 15 horas e será animada pelo Grupo de Dança Culturais Dançarte.
No domingo (26), o Festival receberá, às 14 horas, apresentações de capoeira do grupo CTMV e, na segunda (27), o Samba de Matuto, a partir das 9h30.
Sustentabilidade
O evento vai contar, ainda, com o Espaço Sustentabilidade, dedicado à educação socioambiental dos alunos da rede pública de ensino de Maragogi e ao público infantil que estiver participando do evento.
Haverá atividades como jogo de tabuleiro, contação de histórias, entrega de brindes, pintura, música, dentre outras ações.
A assessora de sustentabilidade do CCC&VB, Roberta Carvalho, afirma que o Festival de Velas é um evento de grande potencial para região da Costa dos Corais, que a cada ano vem crescendo e se preocupando com as questões atuais, a exemplo da socioambiental.
“Este ano o Convention terá um espaço de Sustentabilidade juntamente com as Secretarias de Turismo, de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca de Maragogi para repassar aos visitantes e às crianças a importância a conservação do meio ambiente e sua biodiversidade. Além disso, teremos uma ação de educação ambiental em parceria com o Pontal do Maragogi, proporcionando sensibilização e informação sobre o turismo sustentável para crianças do grupo Meninas Protagonistas da Secretaria de Assistência Social”, cita Roberta Carvalho.