Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maragogi recebe 2ª edição do Festival de Velas, a partir deste sábado (25)

Organizado pela Associação de Windsurf de Alagoas, a competição terá cerca de 200 velejadores, em 8 modalidades
Maragogi foi escolhido para receber mais uma vez a competição por possuir uma topografia plana e o oceano aberto, proporcionando boas condições para o vento soprar sem obstáculos, favorecendo a prática esportiva (fotos: divulgação)

Começa, neste sábado (25), a 2ª edição do Festival de Velas de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. O evento segue até a próxima quarta-feira (29), na Praia de Burgalhau, e deve reunir cerca de 200 velejadores de cinco países: Brasil, Argentina, Itália, Portugal e Espanha.

Organizado pela Associação de Windsurf de Alagoas (AWA), a competição terá oito modalidades: Windsurf, IQFoil, Fórmula Windsurf, Raceaboard, WingFoil, Fórmula Foil, Fórmula Experience e Slalom.

PUBLICIDADE


“Vamos transformar este festival no maior evento da vela no Brasil”, afirma Ricardo Conde, membro da ABWS.

Ele revela que, nesta edição, o evento recebe uma regata que saíra de Recife (PE) até Maragogi, na bela região da Costa dos Corais.

“No que se refere a grandes nomes do esporte, teremos o multicampeão Steve Allen, o tricampeão mundial de RSX, Ricardo Winick – o Bimba; o velejador olímpico brasileiro Mateus Isaac, o campeão português de FW Vasco Chaveca e o campeão português de IQFoil, Miguel Martinho, que vão estar na água”, cita.

Segundo os organizadores, Maragogi foi escolhido para receber mais uma vez a competição por possuir uma topografia plana e o oceano aberto, proporcionando boas condições para o vento soprar sem obstáculos, favorecendo a prática esportiva.

Apoio

O evento conta com o apoio do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), da Prefeitura de Maragogi e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo de Alagoas (Setur). A expectativa é de que o Festival movimente cerca de R$ 5 milhões, beneficiando principalmente o setor hoteleiro.

“O Costa dos Corais Convention apoia este importante evento pela sua relevância no cenário esportivo, pela imagem positiva que os atletas nacionais e internacionais levam de Maragogi. Trata-se de um festival organizado por uma equipe obstinada a fazer um evento melhor a cada edição”, destaca a presidente executiva do CCC&VB, Ana Carvalho.

O Festival de Velas de Maragogi também contará com uma programação cultural especial. No sábado (25) acontece o Torneio de Tirador de Coco. Haverá premiação de R$ 1 mil para o vencedor.

A disputa começa a partir das 15 horas e será animada pelo Grupo de Dança Culturais Dançarte.

No domingo (26), o Festival receberá, às 14 horas, apresentações de capoeira do grupo CTMV e, na segunda (27), o Samba de Matuto, a partir das 9h30.

Sustentabilidade

O evento vai contar, ainda, com o Espaço Sustentabilidade, dedicado à educação socioambiental dos alunos da rede pública de ensino de Maragogi e ao público infantil que estiver participando do evento.

Haverá atividades como jogo de tabuleiro, contação de histórias, entrega de brindes, pintura, música, dentre outras ações.

Segunda edição do Festival de Velas de Maragogi acontece na praia de Burgalhau

A assessora de sustentabilidade do CCC&VB, Roberta Carvalho, afirma que o Festival de Velas é um evento de grande potencial para região da Costa dos Corais, que a cada ano vem crescendo e se preocupando com as questões atuais, a exemplo da socioambiental.

“Este ano o Convention terá um espaço de Sustentabilidade juntamente com as Secretarias de Turismo, de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca de Maragogi para repassar aos visitantes e às crianças a importância a conservação do meio ambiente e sua biodiversidade. Além disso, teremos uma ação de educação ambiental em parceria com o Pontal do Maragogi, proporcionando sensibilização e informação sobre o turismo sustentável para crianças do grupo Meninas Protagonistas da Secretaria de Assistência Social”, cita Roberta Carvalho.