Maceió, AL

30°C
Clear sky

Novembro Azul: confira as unidades que ofertam atendimento à saúde masculina

Especialidade de urologia, especificamente, está disponível em 6 Unidades de Referência da capital alagoana
SMS destaca que conta com ações permanentes por meio do Programa Saúde do Homem (foto: reprodução)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió reforçou, neste Novembro Azul, a divulgação das unidades de atendimento à saúde masculina, na capital alagoana.

A SMS destaca que conta com ações permanentes por meio do Programa Saúde do Homem, executado por todos os profissionais que prestam assistência aos maceioenses nas unidades de saúde da capital.

PUBLICIDADE


Consultas médicas, realização de exames, atendimentos odontológicos, de saúde mental, dentre outros são ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades de Referência e em equipamentos de atendimento psicossocial.

Além disso, usuários também contam com atendimento nos locais que recebem profissionais do Saúde da Gente. A Secretaria informa que o maior programa itinerante do Brasil passou a contar, neste mês, com atendimento ao público masculino em alusão à campanha Novembro Azul.

Serviços

De acordo com a Secretaria, nas UBS e USF homens conseguem ter acesso a serviços da assistência integral em todas as fases da vida, como vacinação, curativo, testes rápidos, consulta com clínico geral, enfermeiros e odontologia básica.

Reforça também que em Unidades de Referência (URS), os usuários têm acesso a consultas e serviços especializados de média complexidade.

Nesses locais, a assistência é realizada por especialistas como cardiologistas, ginecologistas, psiquiatras, endocrinologistas e pediatras. Especialidades odontológicas e exames mais complexos também são disponibilizados em muitas das URS para as maceioenses, informa a SMS.

A especialidade de urologia, especificamente, está disponível em 6 Unidades de Referência da cidade. Confira lista aqui.

Já no Saúde da Gente, usuários contam com serviços como testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, consultas com medico generalista, orientações sobre saúde do homem, realização de exames laboratoriais, dentre outros.

Novembro Azul

Neste mês, a saúde masculina ganha maior destaque por se tratar da campanha Novembro Azul, destinada a conscientizar a população sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção, detecção e cuidados do câncer de próstata.

A iniciativa conta com atividades educativas e intensificação dos serviços de consultas e exames, durante todo o mês, nas unidades de saúde da capital.