O Instituto Mandaver, localizado no bairro do Vergel, em Maceió, iniciou uma campanha de investimentos para sua Biblioteca Social. O espaço foi inaugurado em julho deste ano com apoio de uma instituição religiosa e uma escola privada.
Focado em combater o analfabetismo e a evasão escolar, o local necessita de apoio para a manutenção, contratação de monitores, compra de livros e realização de atividades que envolvem a escrita e leitura.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Instituto, Carine Alves, a biblioteca tem uma importância imensa na vida dos alunos, que serão contemplados pelas atividades a serem desenvolvidas a partir do espaço.
“Quando a gente traz a ideia de biblioteca, nós trazemos a ideia da leitura. E nós sabemos que uma das nossas primeiras fases da alfabetização é a leitura, porque ela possibilita acesso. Esperamos que esse acesso chegue para a comunidade através de uma maneira lúdica e atrativa, onde a gente já vai de encontro com a perspectiva do analfabetismo e do interesse pela leitura”, comenta.
Carine explica que a biblioteca foi pensada para ser frequentada e movimentada por meio de ações diversas.
“Nós pretendemos fazer oficinas que funcionem a partir da biblioteca como clubes de leitura e contação de história. Nós queremos também que os alunos deem ideias para as oficinas. E aí a nossa proposta da campanha é justamente arrecadar fundos que possibilitem a esse aluno estar nesse espaço, obviamente, com todo o aparato possível”, explica.
Embaixadores
O Instituto tem atuado no bairro junto dos seus Embaixadores, pessoas e empresas que apadrinham de alguma forma a organização que tem transformado a vida de crianças e jovens do Vergel, seja com atividades culturais e esportivas, com o investimento de ampliação dos espaços ou ofertando cursos de qualificação para adultos.
Mais informações sobre como se tornar um Embaixador da Leitura e contribuir com a transformação social podem ser acessadas pelo site da instituição, clicando AQUI.