O projeto Jangadas Conectadas desembarca, na próxima quarta-feira (8), em São Miguel dos Milagres, Litoral Norte de Alagoas. Pesquisadores do Instituto BiomaBrasil apresentam a iniciativa a partir das 19 horas, na Colônia de Pescadores de Porto da Rua.
O Jangadas Conectadas é um projeto de Ciência Cidadã, que tem o propósito de subsidiar o turismo de base comunitária da Rota Ecológica, facilitando o acesso dos jangadeiros e turistas a um rico banco de imagens e informações sobre as exuberantes fauna e flora da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, região onde os municípios estão inseridos.
A divulgação científica sobre a biodiversidade é feita através de uma interface de realidade aumentada, que poderá ser acessada com smartphones, através de códigos QR, colocados nas jangadas dos condutores que atendem as demandas de passeios para as piscinas naturais, estuários, praias e que operam o turismo de observação do peixe-boi marinho.
“Já estivemos na Associação Peixe-Boi e na Associação de Turismo de Porto de Pedras. Estamos chegando em São Miguel dos Milagres. A próxima etapa será Barra de Camaragibe, no município de Passo de Camaragibe, e divulgar o projeto nas pousadas da Rota Ecológica”, pontua o professor e cofundador do Instituto BiomaBrasil, Clemente Coelho.
Por meio do projeto, o turista poderá conhecer melhor esses ambientes, com informações e curiosidades sobre espécies de peixes, tartarugas, mamíferos marinhos, aves marinhas e costeiras, além de invertebrados, como também informações sobre o Plano de Manejo da APA Costa dos Corais e regras do ordenamento das piscinas naturais.
A interface fica atrelada ao projeto Portal de Zoologia de Pernambuco (https://www.portal.zoo.bio.br/), uma plataforma de hospedagem de projetos colaborativos de Ciência Cidadã. A instalação dos códigos já teve início, assim como as oficinas de capacitação dos jangadeiros da região.
“A oficina é voltada para jangadeiros da Rota Ecológica, visando trazer ao turismo de base comunitária o princípio da realidade aumentada. Turistas e os próprios condutores terão acesso ao Portal de Zoologia, através de um QR Code instalado na embarcação. Lembrando que a adoção é por adesão”, explica Clemente.
“Na página da APA Costa dos Corais poderão acessar fotos e informações das espécies da fauna local, hospedadas por colaboradores, proporcionando ao visitante conhecimento sobre a biodiversidade local, muitas vezes não observada durante o passeio”, acrescenta.
Soma de esforços
O secretário adjunto de Meio Ambiente de São Miguel dos Milagres, Rafael Lustosa, afirma que o projeto Jangadas Conectadas é uma iniciativa que se soma aos esforços de gestão da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC), principalmente ao ordenamento da visitação turística nas piscinas naturais.
Ele lembra que os jangadeiros autorizados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio (órgão gestor da APACC), que trabalham com os passeios turísticos, devem, obrigatoriamente, participar do curso de formação de condutor de visitante, ofertado pelo próprio órgão ambiental e instituições parceiras.
A formação tem o objetivo de estimular a promoção do turismo ecológico e responsável, visando desenvolver nos jangadeiros competências voltadas ao bom atendimento ao visitante, à valorização da cultura local e ao sentimento de pertencimento do território, bem como à conservação dos recursos naturais.
“Neste contexto, o projeto Jangadas Conectadas traz uma proposta de realidade aumentada, agregando tecnologia aos passeios, reforçando e complementando as informações repassadas aos visitantes pelos jangadeiros, sendo uma ferramenta que amplia a experiência da visitação com imagens e informações sobre a biodiversidade marinha local e a importância da conservação dos ambientes costeiros”, destaca Lustosa.
No município de São Miguel dos Milagres, o projeto acontece em parceria com a Camboa Ecoturismo e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Projeto Jangadas Conectadas é realizado pelo Instituto BIomaBrasil, com apoio da Fundação Toyota do Brasil e Fundação SOS Mata Atlântica.
APA Costa dos Corais
A APA Costa dos Corais é a maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil. Possui mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praia e mangues.
Trata-se de uma unidade de uso sustentável. Busca-se, assim, coadunar os objetivos de conservação/preservação ambiental e os usos direto (pesca) e indireto (turismo e pesquisa) dos recursos naturais de maneira sustentável, informa o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).