Linhas de crédito para plantio e colheita de arroz foram temas de encontro promovido pela Cooperativa Pindorama com objetivo de desenvolver a rizicultura em Porto Real do Colégio, na região do Baixo São Francisco.
A cooperativa está incentivando e orientando tecnicamente produtores de arroz em nos distritos de Itiúba (Porto Real do Colégio, Boacica (Igreja Nova) e Marizeiro (Penedo).
“São 1.860 hectares, em 482 lotes, com capacidade de produção média de 15 mil toneladas por colheita, que acontece duas vezes ao ano, no caso de Itiúba”, afirmou a agrônoma Cleice Alves, da Pindorama.
União e cooperativismo
“Se todos unirmos forças, pensando no desenvolvimento coletivo, que é o sentido do cooperativismo, teremos a certeza de que todos nós cresceremos”, enfatizou Klécio Santos, diretor da Cooperativa Pindorama.
Para o produtor Juvenal Silva, do projeto Cotinguiba, em Neópolis (SE), município separado de Porto Real do Colégio pelo Rio São Francisco, a Pindorama valoriza a produção do grão em Sergipe também.
Ele acredita que o apoio a Pindorama vai contribuir para a valorização da sua produção. “Vai melhorar a nossa renda porque estamos gerando renda para as outras famílias também”, comemorou.
Crédito para plantio de arroz
“É o crédito Rizicultura Pindorama. A gente está com uma taxa de juros de 1,9%, que é bem menor em relação aos outros bancos”, explicou Tiago Dias, gerente do Sicred em Penedo.
Aos produtores, trouxe outra boa notícia: “O prazo de pagamento é de acordo com a capacidade de produção do agricultor”. “Em três dias, o dinheiro já está na conta do produtor”, avisou.