Maceió, AL

30°C
Clear sky

União instala faixa de segurança para pets e vai construir abrigo com ambulatório

Objetivo da iniciativa é conscientizar as pessoas para o cuidado com os animais, em meio ao tráfego de veículos
De acordo com o Município, esta será a primeira de dez faixas com pinturas de pegadas de cães que serão implementadas na cidade (fotos: Ascom União dos Palmares)

O Município de União dos Palmares, a 80 km de Maceió, inovou ao criar uma faixa de segurança com pegadas de animais. As patinhas amarelas correm paralelas à faixa de pedestres. Trata-se de uma ação do programa municipal União Pet.

O objetivo é conscientizar as pessoas para o cuidado com os animais em meio ao tráfego de veículos e despertar a atenção dos motoristas a reduzirem a velocidade. Além desta iniciativa, a Prefeitura está construindo um abrigo para cães e gatos em situação de rua, onde também vai funcionar um ambulatório para castração.

PUBLICIDADE


A faixa com patinhas fica na praça Zé Doutor e foi instalada pela equipe de sinalização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

“Essa questão da faixa para os animais é simbólica. A gente sabe que dificilmente eles vão passar por si só pela faixa, mas é mais uma questão de tentar sensibilizar as pessoas para essa causa. Trata-se de uma ação que chama a atenção justamente por conta disso, mostrando que o município está sensível à causa e que o trabalho tem de ser feito não só em União, mas em todos os lugares”, disse ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) o prefeito do município, Areski Freitas, o “Kil”.

De acordo com o Município, esta será a primeira de dez faixas com pinturas de pegadas de cães que serão implementadas na cidade no decorrer das próximas semanas. A ideia é que a ação chegue a áreas onde existam Pet Shop por perto.

“É algo simbólico, mas que serve para conscientizar as pessoas sobre os pets no trânsito, sobre a responsabilidade da pessoa com aquela vida”, frisa a coordenadora do programa e ativista na causa animal, Alane Menezes.

Abrigo

O programa União Pet realiza, ainda, a castração de cães e gatos sob tutores de baixa renda inscritos no Cadastro Único. Além disso, está em andamento a construção de um abrigo provisório de animais em situação de rua.

“Estamos fazendo um trabalho com relação aos animais, que vai da castração – uma coisa que a gente já vem fazendo há alguns meses -, à construção de um abrigo que, agora em novembro, pretendemos inaugurar. Nele vai funcionar um ambulatório para que esse serviço de castração seja permanente”, informou o prefeito Kil.