Maceió, AL

30°C
Clear sky

Sérgio Lyra e Sidney Wanderley lançam 2ª edição de ‘Hai-quase’, em Maragogi

Vinte e um anos depois, obra reaparece “mais robusta e caprichada” para celebrar a amizade dos dois poetas
Lançamento será sábado (21), às 16 horas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi (foto: divulgação)

O haikai, gênero poético de origem japonesa, uniu os escritores alagoanos Sidney Wanderley e Fernando Sérgio Lyra. Em 2002, eles lançavam o “Hai-quase” com as presenças ilustres de Raduan Nassar, Ariano Suassuna, James Amado, Luís Fernando Carvalho e Gonzaga Leão. Vinte e um anos depois, a obra reaparece “mais robusta e caprichada” para celebrar a amizade desses dois poetas sexagenários.

A segunda edição, que sai pela Gráfica Moura Ramos (PB), será lançada neste sábado (21), às 16 horas, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi.

PUBLICIDADE


“O haikai juntou a gente. Esse é um livro comemorativo, feito a quatro mãos: eu e Sidney. A gente decidiu fazer uma edição mais completa, um livro que fique na história, bem caprichado. E também comemorando a nossa amizade de mais de 30 anos”, descreve Fernando Sérgio, médico e prefeito de Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas.

O haikai (haicai ou haiku) é um gênero poético de origem japonesa. “Hai” significa brincadeira e “kai”, harmonia. Trata-se de um pequeno poema criado para explorar temas de forma alegre, em uma harmonia construída por sua estrutura de 3 versos e 17 sílabas poéticas.

Foi através desse gênero que, em 1996, Fernando Sérgio lançou Planos de Gaivota, pela Escrituras Editora. Ele também é autor de Hai-cactos e No Compasso da Maré.

Sidney Wanderley confessa que ele e Fernando Sérgio tentam praticar um tipo de poema próximo ao haikai japonês, por isso o título do livro: Hai-quase.

“A gente faz algo próximo disso, sobretudo Fernando Sérgio, que tem mais habilidade”, conta Sidney Wanderley.

Nesta segunda edição, o livro traz 40 hai-quases de Fernando Sérgio e a centena de versos de Sidney Wanderley. Tem, ainda, o acréscimo, entre outros itens, de um texto de Fernando Fiúza e de fotografias, em preto e branco, do lançamento da primeira edição, feitas por Juarez Cavalcanti, que registrou as presenças ilustres de Raduan Nassar, Ariano Suassuna, James Amado, Luís Fernando Carvalho e do poeta Gonzaga Leão.

“Isso equivale praticamente a uma bienal, numa noite só, em setembro de 2002”, brinca Sidney Wanderley.

Lançamento da primeira edição contou com presenças ilustres (foto: Juarez Cavalcanti)

“Nessa edição, escrevi alguns textos que acrescento ao final do livro, contando como foi a coleção ‘Viventes das Alagoas’ que eu e Fernando Sérgio fizemos dedicados à Poesia Caeté. Ainda há um anexo e uma visita que eu e Raduan fizemos à fazenda do Ariano Suassuna, em Taperoá, na Paraíba. Fizemos essa segunda edição muito mais caprichada: temos capa dura, papel couché e um bom acervo iconográfico”, revela Sidney Wanderley.

SERVIÇO

O quê: lançamento da 2ª edição do livro Hai-quase

Quando: sábado, 21 de Outubro de 2023

Onde: Ifal, Campus Maragogi, AL-101 Norte, Peroba, Alagoas

Horário: 16 horas

Contatos para aquisição do livro, ao preço de R$ 50: (82) 99935-4966 / [email protected]