O prefeito de Maceió, JHC, anunciou, nessa terça-feira (17), em Paris, na França, a formalização de uma parceria com o Departamento de Cooperação Cultural Internacional. O propósito é desenvolver ações de resgate e preservação do patrimônio histórico de Maceió e de Alagoas.
“O governo francês será parceiro da arte e cultura maceioenses. Com apoio também da Ufal (Universidade Federal de Alagoas) vamos reunir todo nosso acervo para reestruturar e enriquecer os nossos museus. Esperamos entregar mais esse legado para nossa cidade, compartilhando nossa história, cultura e arte com o Brasil e o mundo”, disse o prefeito, que cumpre agenda institucional em Paris.
“Quero agradecer à embaixada da França por nos permitir sonhar na estratégia cultural, artística e histórica da nossa cidade, com museus que possam ser modelados, incentivados e mentorados pelo governo francês”, acrescentou JHC.
O prefeito também destacou a atuação e o apoio do reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, para que a parceria fosse firmada.
“Meu agradecimento ao reitor Josealdo Tonholo, por nos dar todo o suporte necessário para trazermos as informações para que o governo francês possa nos ajudar nessa expografia, nessa estratégia de deixarmos esse legado de museus para a nossa cidade”, disse o gestor.
JHC explicou, ainda, que museus que estão temporariamente fechados em Maceió serão reabertos graças à parceria internacional e informou que durante a agenda fará ainda visitas à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a alguns museus da França.