A professora de Sociologia, mestre em Antropologia Social e especialista em História de Alagoas, Hellen Christina lançou, na noite dessa quarta-feira (11), na Casa da Cultura de Viçosa, o livro João do Quebra-Queixo. A obra conta a história de João Torres de Lima, que por mais de 55 anos vendeu o doce pelas ruas da cidade.
Hellen conta que o livro nasceu a partir dos sonhos dela. A obra é fruto de um trabalho monográfico, quando se graduou no Curso de Ciência Social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), adaptado para o formato de livro, após ser contemplada pela Lei Aldir Blanc de Fomento à Cultura. O lançamento contou com o apoio da Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
“Eu sempre vi e ouvi o Seu João caminhando pelas ruas de Viçosa, falando: ‘Olha o doce, olha o doce: tem de coco e amendoim’. E aí, eu sonhava muito realizando esse trabalho, vendo a imagem do Seu João caminhando pelas ruas de Viçosa. Então vi como a possibilidade de conclusão de curso em Ciências Sociais, realizar um trabalho etnográfico com o Seu João”, detalha a professora viçosense.
O lançamento contou com depoimentos emocionados de amigos, familiares, escritores e professores. O prefeito de Viçosa, João Victor, e a secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa, tiveram de cumprir agenda em Maceió com o governador Paulo Dantas e foram representados pelo assessor executivo do Gabinete, professor Francisco Bahia.
O lançamento do livro integra a programação alusiva aos 192 anos de Emancipação Política de Viçosa, celebrados nesta sexta-feira (13).
Tabuleiro
Ao lado do inseparável carrinho de mão, onde transporta o tabuleiro recheado com o doce, Seu João compareceu ao lançamento do livro. Aos 80 anos, completados em abril, não mais circula pelas ruas de Viçosa, mas continua a fazer e a vender o delicioso quebra-queixo, em casa.
“Pra mim a maior alegria que tive na minha vida chegou agora. Eu trabalhei 55 anos, rodando dentro da Viçosa, e nunca fui homenageado como fui agora”, agradeceu João.
O livro pode ser adquirido por meio do Instagram da professora Hellen Christina, por R$ 20.