O prefeito de Viçosa, João Victor, inaugurou, nesta terça-feira (10), o Pavilhão do Artesanato e a Sala Lilás. As entregas fazem parte da programação alusiva aos 192 anos de Emancipação Política do município.
O Pavilhão do Artesanato, instalado no prédio da extinta Estação Ferroviária, abriga cerca de 50 profissionais em 13 estandes montados pelo Município. Nesses espaços, eles expõem e comercializam a rica produção artesanal, genuinamente viçosense.
O prefeito João Victor e a secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa, visitaram as instalações, conversaram com os artesãos e fizeram a entrega do equipamento.
“Definitivamente abrimos o Pavilhão do Artesanato, dando oportunidade a esses grandes artesãos de terem um espaço adequado e estruturado para que possam vender seus produtos”, afirmou o prefeito João Victor.
O artesão Durval Joaquim festejou a abertura do Pavilhão do Artesanato, um pleito da categoria que já durava mais de uma década.
“Em toda a minha vida de artesão nunca tive ponto, estava vendendo meus produtos pelo Instagram, mas agora tenho esse espaço aqui onde posso expor meus produtos. Isso aqui é uma geração de renda, o artesanato de Viçosa é diferenciado”, comemora o experiente artesão.
Ariana Fonseca Silva é artesã e divide o box no Pavilhão do Artesanato com outras cinco profissionais, especialistas na arte do bordado. “Isso aqui é um sonho que está sendo realizado”, festeja.
A secretaria Jéssica Pedrosa destacou a importância cultural e econômica do Pavilhão do Artesanato, equipamento que chega para fortalecer a atividade turística no município, localizado na Avenida Firmino Maia.
“No Pavilhão, podemos conferir o talento dos nossos artesãos. Estamos muito felizes com mais essa realização”, afirmou a secretária de Cultura, Esporte e Turismo.
Jéssica Pedrosa e o prefeito João Victor deram uma pausa na agenda de inaugurações para prestigiar o Café com Poesia, evento organizado pelo grupo “Eu defendo a cultura popular”, que reúne poetas e poetizas viçosenses.
O evento foi realizado na Casa da Cultura, sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. Em verso e prosa, eles exaltaram a cultura popular, os valores e o amor à Viçosa.
A agenda teve prosseguimento com a inauguração da Sala Lilás, instalada no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
A iniciativa é uma parceria entre a Polícia Civil, sob o comando regional do delegado Fernando Lustosa, e a Prefeitura de Viçosa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Creas).
“Esse é um sonho antigo que se torna realidade. Quando assumimos a Delegacia Regional, nós entendemos que seria necessário um equipamento próprio para atendimento às mulheres. Vamos disponibilizar escrivãs de polícia, agentes policiais femininas, juntamente com a equipe multidisciplinar do Creas, que dará todo o apoio à Polícia Civil para que possamos ter um local adequado e humanizado no atendimento às mulheres vítimas da violência de gênero”, disse o delegado regional.
O prefeito de Viçosa prestigiou também a ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que promoveu o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, dando destinação correta aos resíduos.