Uma emocionante colaboração entre pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Rede Escola Azul no Brasil lança um olhar atento sobre a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades serão promovidas nos municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, na chamada Rota Ecológica, Litoral Norte de Alagoas.
Ao longo do mês de outubro, uma vasta programação de eventos promete uma experiência enriquecedora. O destaque para a empolgante Gincana que reunirá escolas locais, visando ampliar a conscientização ambiental, promover a coleta seletiva e estimular a responsabilidade social.
Além disso, uma competição estimulará a criação da melhor obra de arte feita com materiais sustentáveis. Para informações detalhadas sobre regras e inscrições, clique aqui.
Em Porto de Pedras, as escolas terão a oportunidade de fazer uma visita guiada à base do ICMBIO em Tatuamunha, onde poderão aprofundar seus conhecimentos sobre as pesquisas envolvendo o monitoramento e manejo dos peixes-bois marinhos, estudos sobre os manguezais, conservação do Mero, bem como o impacto de espécies invasoras, como o peixe-leão e o coral sol.
Em Passo de Camaragibe, na Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, localizada na comunidade quilombola do Bom Despacho, crianças desfrutarão de sessões de contação de histórias, exibição de vídeos do Circuito Sala Verde, além de atividades de desenho e pintura.
Já os estudantes e a comunidade de São Miguel dos Milagres terão acesso a uma feira de exposição sobre meio ambiente, sustentabilidade e ciências básicas no ensino fundamental e médio. Além disso, as pessoas inscritas no ENEM terão a chance de visitar uma exposição de ciência e tecnologia no Museu de História Natural da Ufal.
Todas essas atividades estão sendo divulgadas no site e nas redes sociais do Instituto Yandê, uma Organização da Sociedade Civil com sede em São Miguel dos Milagres, que é uma parceira local do projeto intitulado “Do Local ao Nacional: Rota Ecológica de Alagoas e a Rede de Escola Azul discutindo as ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”, sob a coordenação da Dra. Bárbara Pinheiro da UFAL/PPGRHS, também Diretora Executiva do Yandê.
Realização
O evento é realizado pela Ufal e a Rede Escola Azul do Brasil, com o apoio e parcerias estratégicas da Maré de Ciências, Instituto Yandê: Educação Cultura e Meio Ambiente, Instituto BiomaBrasil, NGI Costa dos Corais/ICMBio, Centro Mamíferos Aquáticos/ICMBio, Projeto Meros do Brasil, Associação Peixe-boi, Secretaria de Educação de São Miguel dos Milagres, Secretaria de Educação de Porto de Pedras, Secretaria de Meio Ambiente de Porto de Pedras, Secretaria de Educação de Passo de Camaragibe, Pontal do Maragogi, Ecoboat Jequiá da Praia, Pousada da Amendoeira e Restaurante No Quintal.
O projeto é financiado pelo CNPq e MCTI (Processo 40656/2023-0) e promete uma semana repleta de conhecimento, conscientização e engajamento com questões cruciais de ciência e tecnologia na belíssima região da Rota Ecológica dos Milagres.