Neste 4 de Outubro é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, data de sua morte em 1226, na Itália. Fundador da Ordem Franciscana, ele se notabilizou pela devoção à natureza, o amor aos animais, o acolhimento e a inclusão das pessoas, sobretudo dos mais pobres.
O Alagoas Notícia Boa (ALNB) conversou com religiosos e profissionais das áreas da Comunicação e da Medicina Veterinária para saber o legado e as lições que o protetor dos animas e padroeiro da ecologia nos deixou.
A freira italiana Mirian Zendrom, com destacada atuação religiosa e social em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, está na Itália para celebrar, no dia 8 de outubro, seus 50 anos de consagração definitiva como irmã da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.
Zendrom tem em Assis – “o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos” – grande devoção.
“Posso lhe confirmar que é o meu santo preferido e escolhi este dia para sair de casa e me tornar irmã. Era o ano 1965! Papa Francisco também gosta muito. Escolheu o nome, escreveu uma Encíclica 10 anos atrás inspirada em São Francisco e o amor que ele tinha com a natureza, a ‘Laudato Si’, e hoje está nos doando outra carta, que é a continuidade da anterior”, cita a irmã.
Ela nasceu na província italiana de Trento e fez história em Maragogi ao fundar a Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados (Coopeagro), cujo respeito à natureza é um dos pilares da instituição.
“Que a humanidade tenha coragem de acolher as exortações proféticas de Papa Francisco e cada ser humano faça as escolhas certas para o retorno a uma relação harmoniosa com a natureza”, prega Zendrom.
O jornalista alagoano Américo Cavalcante destaca a conexão que Francisco de Assis tinha com os animais e a relação com a natureza, em sua plenitude. O profissional e o jornalista Luiz Alberto Fonseca são os criadores do Canal Luz do Espírito.
“Ele acreditava que todas as criaturas eram parte da família de Deus e que mereciam respeito, cuidado e proteção. É uma grande representação da Igreja Católica, precursor dessa questão ambiental, de entender que todos os seres têm uma conexão e precisam desse respeito”, pontua o jornalista, que compartilhou com o ALNB o link com a consagrada Oração de São Francisco.
A veterinária Carla Loureiro afirma que a data de hoje é muito importante para que possamos fazer uma reflexão sobre os direitos dos animais, sobretudo no que diz respeito à proteção contra os maus-tratos.
“Francisco de Assis nos fez refletir que os animais sentem dor, sofrem, têm sede, têm fome, precisam de um lar, de proteção, de abrigo. Ele tinta uma espiritualidade muito avançada”, ressalta Carla Loureiro.
Inclusão
À margem do Rio São Francisco, no Assentamento Borda da Mata, em Sergipe, cujo patrono é São Francisco de Assis, o padre Roberto Eufrásio falou ao ALNB que o santo católico é a figura que mais contribuiu para a humanização, prezando pelas relações de respeito, atenção e inclusão de todas as pessoas.
“No tempo dele, havia o isolamento dos leprosos. As cidades eram muradas e os doentes, lançados para fora. Ele então foi ao encontro deles e tornou-se solidário. Seu comportamento mostra que o povo de Deus é um povo atento às exclusões de todo gênero”, destaca o padre.
O religioso afirma que a lição de São Francisco de Assis “é muito forte” e que o “Cristianismo implica uma relação de fraternidade, solidariedade profunda e ausência de toda forma de exclusão”, citando os Atos dos Apóstolos.
“Francisco de Assis nos ensinou que é preciso romper com as exclusões, sair ao encontro daqueles que são postos no isolamento e na exclusão humana, social e familiar. Solidarizar-se implica uma atitude permanente de vigilância”, conclui.
Biografia
De acordo com o site ebiografia, disponível em “https://www.ebiografia.com/sao_francisco_de_assis/”, São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano, fundador da Ordem dos Franciscanos.
Era filho de um rico comerciante, mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX dois anos depois de sua morte. É conhecido como o protetor dos animais.