Os governadores de Alagoas, Paulo Dantas, e de Sergipe, Fábio Mitidieri, assinaram, no Ministério dos Transportes, em Brasília (DF), o edital da licitação para construção da ponte entre Penedo (AL) e Neópolis (SE).
A ponte atende a uma demanda histórica da população dos dois estados e será fundamental para melhorar o escoamento da produção e para o aumento do fluxo de turistas na região, fortalecendo a economia local.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), a obra está orçada em R$ 300 milhões, com recursos do governo federal, e deve ser executada no prazo de 36 meses.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que espera que a obra seja iniciada em 2024. “O edital será publicado em outubro e as empresas terão 45 dias para analisar e apresentar suas propostas”, afirmou.
A obra terá um regime diferenciado de licitação, e a empresa vencedora vai ter um prazo de 60 dias para apresentar o projeto executivo da obra.
“A partir da apresentação do projeto de detalhamento da obra, a empresa terá seis meses para iniciá-la, o que acreditamos deve acontecer até o primeiro semestre do próximo ano”, detalhou o ministro.
A ponte terá de 1,108 km de extensão, fazendo a ligação de Maceió a Aracaju. “Essa era uma obra que ninguém acreditava que um dia se realizaria, e hoje está sendo concretizada”, afirmou Paulo Dantas.