Representantes da Diretoria Financeira do Banco do Nordeste (BNB) e de sua Superintendência Estadual se reuniram, nesta quinta-feira (28), com o prefeito de Penedo, Ronaldo Pereira Lopes. Na pauta, eles discutiram maneiras de dobrar a capacidade de leitos da hotelaria local, bem como promover projetos culturais e estruturar a cadeia produtiva do arroz, na perspectiva de impulsionar negócios na região do Baixo São Francisco.
As autoridades destacaram que a Penedo vem ganhando projeção nacional e internacional, com o ingresso em programas como o Turismo Futuro do Brasil, que a habilita a ser um Destino Turístico Inteligente (DTI), além da indicação para fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Diante desse cenário promissor, avaliam que se faz necessário suprir a crescente demanda por investimentos turísticos no local e viabilizar projetos nas áreas de cultura e desenvolvimento sustentável.
Durante o encontro, o diretor Financeiro do BNB, Wanger Alencar Rocha, destacou o potencial da cidade para turismo de eventos, além dos atrativos das belezas naturais e do patrimônio histórico e cultural.
O diretor disponibilizou as diversas linhas de crédito da instituição para a implantação de novos hotéis e pousadas, bem como para a promoção de ações que impulsionem a economia criativa e os projetos culturais.
“É o nosso papel promover o desenvolvimento sustentável da região”, disse.
O prefeito Ronaldo Lopes reforçou a necessidade de dobrar o número de leitos, que atualmente somam 500.
“Estamos fazendo turismo profissional. Vamos precisar do banco para financiar hotéis, pousadas e restaurantes”.
Ronaldo ressaltou, também, que a cidade vai se desenvolver ainda mais a partir da construção da ponte que interligará Penedo a Neópolis (SE), obra já autorizada, e que o apoio do BNB será fundamental para garantir a implantação de novos empreendimentos que serão atraídos para o município.
Arroz
A agricultura familiar e a agroindústria também foram tema do encontro. O prefeito enfatizou o potencial do município para cultivo e beneficiamento do arroz.
Em relação à cultura, além do apoio do banco a projetos locais, a Prefeitura também lançou o convite de trazer para a cidade o Centro Cultural da instituição.
Após a reunião, a represente da área de cultura do banco, Juliana Coelho, e a secretária municipal de Cultura, Teresa Machado, fizeram uma visita aos principais equipamentos culturais da cidade.