Maragogi promoveu, nessa quarta-feira (27), a 3ª Conferência Municipal de Cultura (3ª CMC). Com o tema geral “Democracia e Direito à Cultura”, o evento teve como objetivo debater a construção coletiva de ideias para a formulação de políticas públicas que fortaleçam a cultura na cidade, localizada no Litoral Norte de Alagoas.
Realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, a conferência deste ano foi dividida em seis eixos temáticos norteadores dos debates sobre o desenvolvimento do aspecto cultural.
Confira os seis eixos temáticos norteadores: “Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura”; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória”; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural”; Economia criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e, por fim, Direito às Artes e Linguagens Digitais”.
Após a abertura do evento, leitura e aprovação do Regimento Interno, a conferência seguiu com as palestras, painéis e grupos de trabalhos sobre os eixos temáticos.
Delegados
Concluídas as deliberações, houve a votação dos delegados municipais que irão participar da 5ª Conferência Estadual de Cultura de Alagoas, para levar as propostas definidas na 3ª CMC de Maragogi.
“Para mim, é uma grata surpresa a quantidade de pessoas participantes. Na busca pela democratização da cultura em nossa cidade, estamos comprometidos em tornar o acesso às expressões artísticas e culturais uma realidade para todos os nossos cidadãos. Acreditamos que a cultura é um direito fundamental que enriquece nossas vidas e fortalece nossa identidade como comunidade”, disse o prefeito de Maragogi, Fernando Sérgio Lira.
Além do prefeito, a conferência contou com a participação do secretário da pasta, José Carlos; do secretário de Assistência Social, Paulo Nunes; da secretária do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Poliana Nascimento; e também de servidores e representantes da comunidade artística e cultural.
Houve, ainda, apresentações de representantes das filarmônicas e de grupos de capoeira de Maragogi.