Pela terceira temporada consecutiva, a Praia do Patacho, em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, foi certificada com o Selo Bandeira Azul. A renovação da chancela foi anunciada nesta terça-feira (26) pela secretária municipal de Turismo, Zélia Cavalcanti, nas redes sociais.
“Acabamos de receber da Coordenação Nacional este documento aqui, que nos garante o Selo por mais uma temporada: 2023/2024”, anunciou Zélia, exibindo o certificado.
Para se qualificar ao Bandeira Azul, uma série de critérios devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. O programa promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas.
Ao longo dos anos, a certificação tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido, trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
A bióloga e assessora de sustentabilidade do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CVB), Roberta Carvalho, afirmou que o Programa Bandeira Azul é a mais importante certificação ambiental que uma praia pode conquistar no mundo.
“E ter uma praia na Costa dos Corais com esta certificação simboliza o desenvolvimento sustentável da nossa região, além de que a Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações que conduzam à resolução de problemáticas locais”, destacou a bióloga.
Na temporada passada, 29 praias e 11 marinas brasileiras foram consideradas aptas pelo Júri Internacional do programa e certificadas pela Coordenação Nacional.
“Vamos hastear a nova Bandeira com muito orgulho e com todos vocês de Porto de Pedras”, celebrou Zélia Cavalcanti.
Ela informou ao Alagoas Notícia Boa (ALNB) que a solenidade de entrega do certificado de renovação do Selo Bandeira Azul será realizada no dia 27 de outubro, em Santa Catarina.
Logo após a solenidade, será anunciada a data do hasteamento na Praia do Patacho.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por SEC. TURISMO PORTO DE PEDRAS (@seturportodepedras)