A Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, no Barro Duro, em Maceió, classificou 43 alunos para a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). A unidade é referência em competições regionais e nacionais.
“Temos alunos evoluindo a cada olimpíada. É a primeira vez que participamos dessa e estamos levando um número considerável de alunos para a segunda etapa”, afirmou Geraldo Ferreira, professor de matemática.
Ele explicou que, inicialmente, submeteu aos alunos algumas de algumas turmas questões de raciocínio lógico usadas nas provas anteriores como forma de prepará-los para a competição nacional.
Do total de 150 alunos do 4⁰ ao 9º ano inscritos na Olimpíada, 18 estudantes do 4º e 5º anos e 25 do 6º ao 9º ano garantiram vagas para a segunda fase da Olimpíada de Raciocínio Lógico.
Eles vão se submeter a provas no dia 6 de outubro, na própria escola. Caso consigam boas notas, é garantia de mais medalhas nacionais para a escola Municipal Pompeu Sarmento, de Maceió.
Maior nota da escola
Esdras Pereira da Silva Santos (11), aluno do 6º, atingiu a maior nota da escola na OBRL. “Só tenho a agradecer a meus professores, que estão me ensinando nesses últimos três anos”, disse.
Esdras, além da maior nota da escola, também conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, sendo ele o único medalhista da Pompeu Sarmento este ano.
O aluno ainda deixou o recado de incentivo para os colegas. “Não tenham medo. Façam as olimpíadas e estudem muito respondendo muitas questões. É errando que se aprende”, pontuou Esdras.
Para a coordenadora pedagógica da escola, Claudinete Lima, a escolar recebeu com entusiasmo os resultados. “A Pompeu Sarmento tem esse objetivo de sempre desafiar as crianças através dessas olimpíadas”, afirmou.
Memória, criatividade e destreza
A OBRL aproxima as escolas do desafiante mundo dos jogos e desafios lógicos, os quais visam estimular a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos.