Você sabia que cerca de 10% da população mundial é canhota? E que, se todos os canhotos do mundo estivessem reunidos em um país, ele seria o terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Índia? Pois é. Para o neurocientista inglês Chris McManus, os canhotos são a última grande minoria negligenciada do planeta.
E o tema ganha cada vez mais repercussão, especialmente no mês de agosto, considerado o Mês Mundial dos Canhotos. Chris McManus é um dos especialistas ouvidos pelo documentário alagoano Admirável Mundo Destro, que deu origem ao projeto Nação Canhota, mantido desde 2018 pelo Piracema Studio.
Neste ano, o projeto completa cinco anos de história, celebrando o aumento da visibilidade sobre os desafios enfrentados diariamente pelas pessoas que utilizam predominantemente o lado esquerdo do corpo.
“Chegamos ao nosso quinto ano com novas parcerias que prometem ampliar ainda mais os espaços de discussão e acolhimento às pessoas canhotas. Nossos materiais continuam disponíveis de forma gratuita para famílias e educadores. E cada depoimento que chega pra gente é motivo de muita alegria”, diz a coordenadora do projeto Nação Canhota, Luiza Leal.
Cartilha
O documentário Admirável Mundo Destro (2018) pode ser assistido pelo site nacaocanhota.com.br. Além do filme, o projeto disponibiliza também a cartilha Minha Mão Esquerda, um guia prático para potencializar o desenvolvimento de crianças canhotas, com orientações a familiares e educadores, além de atividades lúdicas para as crianças.
A cartilha foi elaborada a partir de entrevistas realizadas para o filme e da consultoria de profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e educação infantil.
Uma das propostas do material é levantar a discussão sobre como ferramentas inadequadas, como tesouras, canetas e carteiras escolares interferem no desenvolvimento das crianças canhotas.
O documentário Admirável Mundo Destro é uma realização da Piracema Studio, com distribuição da Tarrafa. O projeto teve apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secult-AL, via Lei Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura, com codistribuição do Sebrae Alagoas, pelo Edital Sebrae de distribuição de obras audiovisuais produzidas por empresas alagoanas.
Já a cartilha Minha Mão Esquerda é uma contrapartida do apoio financeiro da Prefeitura de Maceió para espaços e equipamentos culturais, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.
Baixe o filme e a cartilha em www.nacaocanhota.com.br