O governador Paulo Dantas reafirmou, antes da solenidade de pactuação do programa Escola 10, no Centro de Convenções, nesta terça-feira, que a educação tem avançado graças ao trabalho com os municípios.
“É a união de esforços que faz Alagoas avançar na qualidade de seu ensino”, explicou Paulo Dantas, em coletiva à imprensa, referindo-se à contratação de professores articuladores e à disponibilidade de material didático.
Atualmente, Alagoas conta com mais de 1.700 articuladores de ensino, que são bolsistas do Programa Escola 10 e atuam diretamente nas secretarias municipais e em escolas de ensino fundamental.
A função deles – explica a Secretaria de Educação – é fortalecer as ações de preparo para as avaliações externas de larga escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Ainda de acordo com o Governo, a atuação contribui para o alcance das metas de alfabetização na idade certa, além de corroborar com a execução do programa estadual Criança Alfabetizada.
O governador ratificou ainda o investimento de mais de R$ 14 milhões para investimentos na infraestrutura de quatro escolas em Traipu, São Sebastião, Água Branca e Pariconha.
Oriundos do tesouro estadual, os recursos serão utilizados em construção das escolas e montagem de biblioteca, vestiários e quadra poliesportiva, beneficiando 1.200 estudantes.