Maceió, AL

30°C
Clear sky

Confira a programação completa da 10ª Bienal Internacional do Livro de AL

De 11 a 20 de agosto, Maceió vai contar com muita cultura, literatura, oficinas, espetáculos teatrais e lançamentos de livros
10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da UFAL e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundepes e Sebrae (reprodução)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) divulgou, nesta sexta-feira (7), a programação oficial da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Durante dez dias, entre 11 e 20 de agosto, Maceió vai contar com muita cultura, literatura, oficinas das mais variadas, espetáculos teatrais, lançamentos de livros, mesas-redondas e muito mais no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, situado no bairro de Jaraguá, em Maceió.

E o melhor: tudo de graça, sem pagar nada para entrar!

PUBLICIDADE


Quem está ansioso ou ansiosa para conferir Paula Pimenta deve se programar: a escritora estará no auditório do Centro de Exposições no sábado, 12 de agosto, das 14h às 18h.

Na sequência, será a vez de Itamar Vieira Junior, que ficará das 19h às 21h numa palestra mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Já na segunda-feira, 14 de agosto, a 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas receberá os escritores Frederico Pernambucano de Mello e Robério Santos para uma mesa com o tema Cangaço na Literatura, sob a mediação de José Malta.

Robério, inclusive, também ministrará outra mesa no dia seguinte, das 16h30 às 18h, para falar sobre Mídia e Cangaço.

No mesmo dia, 15 de agosto, será a vez de Sidnei Nogueira que ministrará uma palestra das 17h às 20h, seguida de apresentação cultural com o Grupo Abí Axé Egbé.

Já das 19h às 21h, Frederico Pernambucano de Mello também participará de nova mesa temática.

A quarta-feira, 16 de agosto, contará com a presença da escritora Lilia Schwarcz, que ministrará uma palestra sobre O Papel da Branquitude no Racismo Brasileiro, que também será mediada pelo professor Gian Carlo Melo, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Já na sexta-feira, 18 de agosto, o jornalista Nelson Motta participa de mesa temática, mediada por Márcio Omena, que vai discutir a sua carreira artística. E no sábado, 19 de agosto, será a vez do aguardado lançamento do livro de receitas Wa Jeun: sabores ancestrais afro-indígenas, de Mãe Neide Oyá d’Oxum, seguido de apresentação musical com a cantora Naná Martins.

Mesas-redondas, palestras, oficinas e mais

Temas como A Educação Inclusiva em Alagoas, Direitos Humanos na América Latina, Editoras universitárias: cenários e perspectivas entre Brasil e Argentina, História de Alagoas escrita por mãos negras, Mulheres jornalistas e violências: gênero, raça e classe, Tecnologias digitais e práticas pedagógicas na Educação Superior, além de Educação Indígena em Alagoas são alguns dos que compõem as mesas-redondas.

As oficinas, por sua vez, terão temas como Cartoon, Desenhos divertidos com a Família, Conhecendo os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Organização de Arquivos Pessoais, Programação e Projetos de Robótica e eletrônica com Arduíno, além de Comunicação e Produção Textual Acadêmica com foco na Pós-graduação e Imersão Tecnológica para Mulheres.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), Estudar para Aprender e Viver para Transformar, Manual de Escrita Criativa, Literatura pop para Jovens Leitores, Do quilombo aos atabaques, a estética afro-alagoana, a História de Alagoas por meio do Patrimônio Cultural e Eu não consigo Ler um Livro são alguns dos temas que a Bienal 2023 apresentará como palestras em sua programação.

Os 90 anos da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), coordenado pela professora Elaine Pimentel, os 50 anos do curso de Serviço Social e os 18 anos do Programa de Pós-graduação na Ufal, além do desastre causado a partir do afundamento do solo que causou o êxodo de mais de 55 mil moradores dos bairros Pinheiro, Mutange, Bom Parto, Bebedouro e regiões do Farol, em Maceió, também se destacam na programação com palestras e mesas-redondas.

Atrações culturais

Quem aí conhece Anne Frank? Ela será tema de um espetáculo teatral na programação da 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas na segunda-feira, 14 de agosto, das 19h às 21h.

Já a terça-feira, dia 15, contará com apresentação infantil com Flora e Alecrim em dois momentos: das 14h às 14h30 e das 15h às 15h30; no horário nobre, das 19h às 21h, será a vez de Jessier Quirino apresentar seus causos, contar histórias e conquistar o público presente.

O homenageado do evento, Jorge de Lima, também será tema de dois espetáculos: para o público adulto na quarta, 16 de agosto, das 20h às 21h e para o público infantil que terá apresentações na quinta, 17, das 10h30 às 11h20 e das 15h às 15h50.

O rapper Renan Inquérito, com o show Abrakbça, será na sexta-feira, 19 de agosto, das 11h às 13h. Já o grupo Cazuadinha se apresenta no sábado, das 15h às 16h. Todas as apresentações aqui citadas serão realizadas no Teatro Gustavo Leite, que fica localizado dentro do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.

Confira mais detalhes da programação no site: https://bienaldealagoas.com.br/ . Lá estão dispostas todas as atrações separadamente por seus dias e horários.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae.

Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades aqui no site e acompanhe também as redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.