A Prefeitura de Arapiraca anunciou uma plataforma virtual para análise prévia de áreas catalogadas como possíveis Áreas de Preservação Permanente (APP). Objetivo é deixar clara a situação do território local e reduzir conflitos ambientais e entraves para licenciamentos destes espaços.
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, a plataforma foi desenvolvida através de análise de fotointerpretação de imagens de satélite em escala de 1/2000. O catálogo, desenvolvido pelo geógrafo Amesoon Marques da Costa, tem finalidade consultiva apenas.
A população poderá participar desse catálogo indicando áreas que porventura não tenham sido catalogadas. A Linha Verde (82) 99620-5224 está disponível para essa atualização diária. “Com essa nova ferramenta, Arapiraca demonstra seu compromisso com a preservação ambiental”, observa a secretária municipal.
A análise e identificação final das áreas, explica a Prefeitura, são de responsabilidade do órgão ambiental. “Essa transparência permitirá uma visão abrangente do território, auxiliando no planejamento de atividades que possam impactar essas áreas sensíveis”, apontou Rosa Lira, secretária de Meio Ambiente.
Desenvolvimento sustentável
A expectativa da Prefeitura é de que o lançamento desse catálogo seja um marco importante para a preservação do Meio Ambiente em Arapiraca, promovendo a conscientização sobre a importância dessas áreas e fornecendo, ainda, uma base sólida para o desenvolvimento sustentável da região.