O governador Paulo Dantas inaugurou, nesta quinta-feira (6), o acesso ao povoado quilombola do Muquém, em União dos Palmares. No município, ele fez, ainda, a entrega de dois caminhões compactadores de lixo e assinou a ordem de serviço para perfuração de seis poços artesianos.
Paulo Dantas destacou a importância do acesso ao povoado quilombola do Muquém para mobilidade urbana, melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, bem como para o fomento à cultura e à economia local.
“Essa obra vai valorizar ainda mais a comunidade quilombola que tem um enorme potencial artesanal”, frisou.
De acordo com o titular da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Alcides Tenório, o Governo de Alagoas investiu R$ 3 milhões em recursos do tesouro estadual.
“A obra que dá acesso à comunidade quilombola Muquém é totalmente pavimentada, conta com sinalização horizontal e vertical, faixa de pedestres e oferece segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”, explicou.
Turismo étnico-racial
Para Dorinha, uma das lideranças comunitárias dos quilombolas de Muquém, a obra de infraestrutura entregue pelo governador dá outro contexto para a história do povoado.
“Com essa obra, a gente vai aumentar o nosso fomento na cultura e no turismo étnico-racial”, disse.
“Essa obra vai beneficiar e tornar ainda melhor o turismo étnico-racial em Muquém”, afirmou o prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, o “Kil”.
Além da agenda cumprida nesta quinta-feira em União, o governador anunciou a realização de outras ações no município, a exemplo da construção do Centro Integrado de Segurança Pública do tipo 3 (Cisp-3), da estrada de Timbó e da revitalização de um campo de futebol.