Penedo foi escolhida para representar o Brasil, na categoria cinema, na seleção final da Unesco para a Rede de Cidades Criativas. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo (Mtur).
Os trabalhos da Prefeitura Municipal foram analisados no comitê formado por técnicos do MTur, do Ministério da Cultura e da Comissão Nacional para a Unesco no Brasil, com a participação direta do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores).
O projeto foi elaborado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), Sebrae, Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Governo do Estado, Banco do Nordeste, Fundação Casa do Penedo e Prefeitura de Santos-SP.
O Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, afirma que está confiante em mais essa vitória para o povo do Município e de Alagoas, destacando a relevância do processo.
“É importante ressaltar que apenas duas cidades são escolhidas por país e somente a cada dois anos. Agora, Penedo está caminhando para a última etapa desse processo, que consiste na validação pela Unesco em Paris, na França”.
Além de Penedo, o outro município selecionado para a fase final de validação na rede mundial de Cidades Criativas da Unesco foi o Rio de Janeiro, este na categoria literatura.
“Essa conquista representará um grande reconhecimento para a história e a cultura de Penedo, trazendo inúmeras oportunidades e projetos em colaboração com a comunidade internacional, especialmente na área da economia criativa”, acrescenta Ronaldo Lopes.
Para o Secretário Municipal de Turismo e Economia Criativa, Jair Soares, a seleção de Penedo é um grande marco histórico.
“Penedo está um passo mais próximo de um dos principais programas das Nações Unidas que fomenta a cultura e a economia criativa”, disse.
Jair Soares também está muito otimista com a inclusão do município na Rede de Cidades Criativas.
“A qualidade do projeto desenvolvido pela Prefeitura de Penedo, com apoio de todas as instituições parceiras nesse trabalho, é excelente e eu tenho certeza que nós vamos passar pelo crivo da Unesco, na França”, afirma o gestor da SETUREC.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, também destaca a importância da representatividade brasileira na rede mundial.
“O Brasil é o terceiro país com mais cidades criativas na rede, com 12 municípios já agraciados com o título e ficando atrás apenas da China e da Itália. Estamos orgulhosos de tantas candidaturas que chegaram aos nossos técnicos e parabenizamos a todos, em especial às duas cidades selecionadas, pelo empenho em mostrar o potencial criativo do nosso país”, ressalta na divulgação do MTur.