A Prefeitura de Maceió tem disponibilizado fones redutores de ruídos para atender às necessidades das pessoas com hipersensibilidade auditiva, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Opositivo (TODO).
“Os fones redutores de ruído são um importante recurso para permitir a inclusão de pessoas com transtorno do processamento sensorial. Uma ação extremamente importante e que deve ser exemplo”, explica a psicóloga clínica Kliciany Martins, especializada em neuropsicologia.
A distribuição é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) e reforça o compromisso com a inclusão social e a valorização da diversidade. Além disso, demonstra a preocupação em criar ambientes acolhedores e acessíveis.
“A distribuição dos fones redutores de ruído é um passo significativo para garantir a acessibilidade durante as festas de São João, proporcionando uma experiência mais confortável para aqueles que têm hipersensibilidade auditiva”, explica Ana Paula Mendes, secretária da Mulher.
Para o prefeito JHC, “o fone com redução de ruído deixa o nosso São João ainda mais acessível. É uma tecnologia que garante que pessoas com hipersensibilidade auditiva”.