O Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CVB) apresentou, ao governador Paulo Dantas, o Econecta. Trata-se do primeiro programa de sustentabilidade para o turismo de Alagoas. O propósito da iniciativa é transformar o estado em um Destino sustentável, reconhecido nacional e internacionalmente.
De acordo com a bióloga e assessora de sustentabilidade do CVB, Roberta Carvalho, o programa envolve ações e projetos de sustentabilidade, pautados por temáticas sociais, econômicas e ambientais. A iniciativa baseia-se no Pacto Global da Agenda 2030, proposta pela ONU.
“O objetivo principal é transformar Alagoas em um Destino sustentável, através de iniciativas mobilizadas por uma rede de parcerias entre comunidade, empresas, instituições e gestão pública”, explica Roberta Carvalho, idealizadora do Econecta, juntamente com a consultora Graziella Fritscher.
Unir esforços
O govenador Paulo Dantas assegurou que vai criar todas as condições legais e financeiras, unindo esforços no sentido de levar o programa adiante o quantos antes.
“A iniciativa é extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado. A sustentabilidade tem que se conectar completamente, não só o setor do turismo, mas com todos os setores, porque é uma pauta mundial”, observou o governador, acompanhado pela secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.
O presidente do CVB, Carlos Santiago, e a presidente executiva da instituição, Ana Maria Carvalho, agradeceram ao governador e à secretária de Turismo pela oportunidade de apresentar o Econecta, uma pauta considerada importante.
“Poder contribuir através do Costa dos Corais Convention com iniciativas que buscam boas práticas e redução de impactos no setor do turismo é fundamental para obtermos um destino responsável e desenvolvido”, pontuou Carlos Santigo.
“Um turismo pautado nos pilares da sustentabilidade é um destino de visão e responsabilidade, que se preocupa com as questões ambientais e o desenvolvimento socioeconômico do estado”, acrescentou Ana Carvalho.