Mais de 40 pequenos produtores de 11 associações rurais e do Sítio Cruzes participaram, nesta quarta (31), da 2ª Feira Municipal da Agricultura Familiar de Viçosa, no Vale do Paraíba.
A Feira Municipal da Agricultura Familiar vai acontecer mensalmente por orientação do prefeito João Victor como forma de fortalecer a agricultura e a comercialização de produtos saudáveis.
“A feira vai sempre coincidir com o pagamento da folha salarial, que, em nossa gestão, ocorre dentro do mês trabalhado. Ganham os pequenos produtores e o consumidor”, destacou João Victor.
Agricultores destacam iniciativa
Para Otoniel Pimentel, presidente da Associação dos Agricultores Virgem dos Pobres, do Povoado Bananal, a Feira da Agricultura Familiar fortalece ainda mais o homem e a mulher do campo.
Ele aprovou a escolha da “Praça do Cinema” como o espaço público para a realização do evento mensal. “Esse é o melhor lugar de comercializar o produto que é da terra”, afirmou Pimentel.
“Temos 160 famílias no Assentamento Quinta da Serra II e esse novo espaço aberto aqui é mais uma oportunidade excelente para vendermos os nossos produtos. Só temos a agradecer”, comentou Francisco Galdino.
“Espero que a feira continue todo mês, porque aqui chama a atenção das pessoas e a nossa mercadoria fresca sai com qualidade e em quantidade”, reforça a agricultora Janielma Vergílio, morada da Quinta da Serra.
Sandro foi às compras
O comerciante Sandro Cabral não perdeu tempo e logo cedo foi às compras na Feira da Agricultura Familiar de Viçosa. Como consumidor, também aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
“É uma coisa muito boa para a população, que tem mais opções de compra. A qualidade dos produtos é excelente, tirados do campo e trazidos diretamente aqui para a feira”, pontuou.
O coordenador municipal de Agricultura, Thales Tenório, assegurou que a realização da feira será mantida mensalmente com todo o suporte logístico fornecido pela Prefeitura.
“O Município está dando suporte desde, arando as terras, fornecendo os tratores, as sementes; cavando poços para auxiliar na irrigação, como também na produção de peixes”, citou Thales.
Aquisição de alimentos
Ainda nesta quarta-feira (31), o Município recebeu quase 9 toneladas de produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), através de convênio com a Emater e a Secretaria de Agricultura de Alagoas.
Couve, macaxeira, batata, laranja e bolos (319 unidades) serão fornecidos à comunidade do Conjunto Santa Ana, a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.
A entrega será feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social.