O desembargador Fernando Tourinho, presidente do TJAL, dialogou, nesta segunda (29), sobre direitos e deveres com 100 estudantes da escola Anaías Lima, no Vergel, Maceió.
“Direitos e deveres são faces de uma mesma moeda. Tudo o que nos beneficia é um direito, mas ele termina quando começa o do outro”, afirmou o desembargador.
Tourinho reforçou a importância de os estudantes respeitarem os pais, as mães, professores e colegas de classe. “Respeito é uma via de mão dupla”, avisou
A estudante Tayná dos Santos (16) acompanhou a palestra. “Não tinha conhecimento sobre o tema. Achei bem interessante e vou procurar saber mais”, disse.
A juíza Carolina Valões, coordenadora do Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), destacou a importância de os estudantes saberem mais sobre direitos e deveres.
“Há muitos jovens que conhecem mais de perto quais são os seus direitos, mas não sabem dos seus deveres e vice-versa. É importante trazer esse contrapeso”.
A magistrada reforçou que outras palestras do PCJE estão previstas ao longo do ano, em escolas das redes municipal e estadual de ensino da capital alagoana.
As palestras versam sobre temas como meio ambiente, prevenção da violência, do bullying e do suicídio, o respeito aos idosos, por exemplo.
O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) faz parte da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal).